Nesta semana, o Na Trilha da História exibe o segundo episódio sobre as províncias do Norte. O programa tem como foco a inclusão dos territórios que formam o atual Nordeste brasileiro no projeto de independência do Brasil, liderado pelo então príncipe regente Dom Pedro.
O convidado é novamente o historiador José Inaldo Chaves, professor de História do Brasil Colonial na Universidade de Brasília, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e um dos organizadores do livro Várias faces da Independência do Brasil, lançado pela editora Contexto.
Entre os assuntos abordados pelo pesquisador, estão as divergências entre deputados brasileiros e portugueses na redação da Constituição do Reino, o dia do “Fico” e transformação de Dom Pedro em líder do processo de independência do Brasil.
O programa na Trilha da História é estruturado por conteúdos sobre o tema abordado por um convidado(a) e também por uma trilha musical. Neste episódio, a pauta mistura sonoridades portuguesas e nordestinas: Você-você (composição de Caetano Veloso / interpretação de Caetano e de Carminho); Pois é (composição de Chico Buarque e Tom Jobim / interpretação de Antonio Zambujo e Gal Costa); Tambor dos Ateus (composição de Pedro Jóia / interpretação de Elba Ramalho); Loa de Lisboa (composição e interpretação de Alceu Valença); Diabo no Corpo (composição de Pedro Abrunhosa / Composição de Pedro Abrunhosa e Lenine); e A conversa das comadres (composição de Antonio Chainho / interpretação de Antonio Chainho e Armandinho Macêdo).
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.