Essa história daria um filme – e agora deu.

Depois de passar pelo circuito de festivais, Nada Será Como Antes — A Música do Clube da Esquina está chegando a 20 cidades brasileiras através da Sessão Vitrine Petrobras.

Após uma trajetória que incluiu seleções como o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, além de participações no EIDF (International Documentary Film Festival) na Coreia do Sul e no Aruanda, na Paraíba, o filme chega agora às telonas para o grande público.

Nada Será Como Antes — A Música do Clube da Esquina tem direção e roteiro de Ana Rieper e faz parte de uma nova e ótima leva de documentários que trazem os bastidores de álbuns formativos da música brasileira. É o caso de Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Vocêjá disponível no Globoplay.

Nada foi como antes

Milton Nascimento, meio século atrás – Foto: (Crédito: Juvenal Pereira)

A diretora Ana Rieper expressa sua empolgação em transformar a rica história musical do Clube da Esquina em uma narrativa audiovisual.

“Este poderia ser um filme sobre política, sobre amizade, sobre juventude, sobre a vida de músico, sobre poesia, sobre o Brasil. Todos temas transversais de toda essa obra. E todos temas que estão no filme. Mas, desde o início, entendemos que esse deveria ser um filme sobre música. O documentário mergulha no processo de criação artística, as influências, as casualidades algumas vezes pueris que levaram a um resultado mágico, as formas de relação com cada instrumento, as descobertas de caminhos para arranjos e da poética das letras tão inspiradas e originais. Em torno desses elementos o filme se desenvolve, sem abrir mão de contar a história do encontro desse grupo de artistas jovens, idealistas, descontraídos e geniais.”

 

O Clube da Esquina é um marco na história da música brasileira, e seu álbum homônimo é considerado por muitos críticos como um dos melhores de todos os tempos. Liderado por Milton Nascimento e Lô Borges, ainda conta com uma constelação de músicos como Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva, Flavio Venturini, Wagner Tiso e outros, o movimento criou uma sonoridade única que revolucionou a música nacional e internacional.

Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina não apenas revisita este período marcante, mas também traz à tona novas histórias e curiosidades, mergulhando profundamente na essência deste marco na música brasileira. As imagens do filme, cuidadosamente entrelaçadas com as icônicas canções, oferecem uma nova perspectiva deste clássico atemporal.

Leia também:
Álbum “Clube da Esquina” faz 50 anos
Os “meninos da capa” do Clube da Esquina

.

Onde assistir ao documentário do Clube da Esquina?

Nada Será Como Antes — A Música do Clube da Esquina (Crédito: Juvenal Pereira)

A estreia deste filme integra o projeto Sessão Vitrine Petrobras, uma iniciativa que visa apoiar o cinema nacional. Criado pela Distribuidora Vitrine, o projeto recebeu o patrocínio da Petrobras para levar mensalmente uma obra cinematográfica de destaque aos cinemas do país.

E você, já está com o pé nessa estrada para decidir onde ver o documentário?

Fonte: Tenho Mais Discos que Amigos