“Prisioneros de la tierra”, de Mario Soffici
O Festival de Culturas da UNILA é um espaço de encontro e reflexão que integra arte, ciência e território para promover uma visão de futuro mais justa, sustentável e inclusiva. Na sua edição 2025, no marco das celebrações pelos 15 anos da UNILA, o festival ocupa a Tríplice Fronteira com atividades que celebram a diversidade cultural e o diálogo entre comunidades.
Nesta programação, apresentamos a versão restaurada de Prisioneros de la Tierra (1939, Mario Soffici) – marco do cinema argentino e retrato contundente da luta dos trabalhadores da erva-mate em Misiones. Na trama, um capataz de yerbal (Francisco Petrone) recruta com enganos trabalhadores que passam a viver sob regime de escravidão. Entre eles, o personagem de Ángel Magaña, que se rebela contra as injustiças e a predestinação trágica imposta pelos grandes latifundiários, que perpetuam a pobreza e a servidão como ordem natural.
Por muitos anos, o filme sobreviveu apenas em cópias em 16mm. O Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken (Buenos Aires) encontrou uma cópia em 35mm na Cinémathèque Française, proveniente diretamente do negativo original, e outra na Filmoteca Nacional Checa. O material foi restaurado digitalmente no laboratório L’Immagine Ritrovata (Bolonha, Itália), em colaboração com a The Film Foundation de Martin Scorsese.
Conversa pós-sessão com Guillermo Rovira, diretor da Cinemateca de Misiones (IAAVIM), sobre preservação, resgate e valorização do patrimônio audiovisual.
10 de setembro 14h30 – 17h30 SEST/SENAT – Foz do Iguaçu
Observação: Haverá transporte gratuito do Jartdim Universitário – Unila até o local da exibição.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.