O Cineclube Pedagogias da Imagem, projeto de cinema ligado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realiza sessão debate do filme “Essa Terra é Meu Quilombo”, de Rayane Penha. A exibição do filme acontece nesta quarta-feira, 19, a partir das 10 horas. Na sequência da programação, acontecerá a mesa de debate “Força quilombola: vidas e resistências femininas”. A atividade será virtual, pelo canal no YouTube da Faculdade de Educação da UFRJ.
Na mesa de debates, contará com três convidadas para conversar e debater sobre temas em ressonância com o filme. Daiane Ciríaco, geógrafa e mestra em Antropologia Social, pesquisadora do IBGE; Priscila Basílio, doutora em Educação e coordenadora da Educação Básica do NEABI/UFRJ; Roselene Pereira, assistente social, ativista quilombola da Rasa e artista visual.
Inscrições abertas no link: https://forms.office.com/r/VTBGGzLtYR
A mesa é uma iniciativa conjunta do cineclube Pedagogias da Imagem com a Superintendência de Saberes Tradicionais do FCC/UFRJ e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFRJ). A iniciativa faz parte da 9ª edição da Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo 2025.
“Essa Terra é Meu Quilombo” é um documentário de curta-metragem, em 2022, durante a pandemia.
Gerações de mulheres negras moradoras de três quilombos urbanos no Amapá compartilham suas vivências e suas relações de sabedoria ancestral com suas terras, a partir da colheita com a agricultura, da cura que vem das plantas, da preservação de suas culturas.
A classificação indicativa é livre para todas as idades. O filme é legendado em espanhol e inglês.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.