De 22 de outubro a 6 de novembro, a Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina se transforma em território audiovisual, com atividades formativas, fórum de debates e exibições em escolas, centros culturais e espaços públicos das três cidades.
O início das atividades ocorre nesta quarta, 22 de outubro, com a abertura do Fórum Três Fronteiras, realizado em parceria com o Iguassu Inova. O Fórum será sediado no Parque Tecnológico Itaipu, Bloco 6, e abre com o workshop “IA no Cinema”, ministrado nos dias 22 e 23 de outubro, das 10h às 19h (inscrições encerradas).
Na sequência, o diretor e produtor Nilson Rodrigues apresenta, no dia 24/10 (10h às 12h), a palestra “Cinema e Turismo – o caso de Bonito/MS”, compartilhando a experiência do CineSur – Festival Latino-Americano de Bonito.
O sábado, 25/10, será dedicado à reflexão sobre o cenário regional do audiovisual. Pela manhã (10h às 12h) ocorre o Encontro da Setorial do Audiovisual de Foz do Iguaçu, com participação da diretoria e de produtores locais. À tarde (14h às 18h), será realizada a mesa Film Commission PR, com Luiz Gustavo Vilela Teixeira, Caio Júlio Cesaro, Willian Fragatta e a presença da diretora da Siapar, Jussara Locateli.
Durante todos os dias do Fórum, uma Mostrinha ambientada no Edifício das Águas – Fase II / Sala 14A acolherá o público infantojuvenil, com sessões das 10h às 12h e das 14h às 17h.
A partir do dia 27/10, o festival segue com os CineBairros, levando o cinema a diferentes territórios da região trinacional:
27/10 (segunda) – CineBairro ESBA – Escuela Superior de Bellas Artes (PY), com homenagem à vida e obra da cineasta Julie Banks.
28/10 (terça) – CineBairro Taratuti (AR), com sessão voltada a estudantes.
29/10 (quarta) – CineBairro A Casa (BR), no bairro Carimã.
Na quinta, 30/10, o público participa do Workshop Cine Littera (UniAmérica, sala 409), que aproxima cinema e literatura.
Na sexta, 31/10, o festival realiza a Mostra Universitária (14h, Auditório Martina – UNILA) e a Mesa de Curadoria (15h30), onde os curadores apresentam as linhas curatoriais e os filmes selecionados. À noite, ocorre a cerimônia oficial de abertura, com a exibição do longa “O Agente Secreto”, no Shopping Paris – Cine Zone, seguida da Cultural PY, no Once42, em Ciudad del Este.
No final de semana, as mostras competitivas e paralelas tomam conta do Sesc Foz.
No sábado, 1/11, a Mostra Paralela Venas Abiertas acontece das 18h às 19h30, seguida da Mostra Competitiva Entre Rios, das 19h45 às 21h15. Às 21h30, o Mercado Público Barrageiro recebe a Cultural BR, em parceria com o Festival de Jazz. No domingo, 2/11, será a vez da Mostra Competitiva Afluentes (duas sessões, das 18h às 21h15), seguida novamente da Cultural BR no Mercado Barrageiro.
De 3 a 5/11, o Laboratório (LAB) ocorre online pela plataforma Meet, com consultorias voltadas ao desenvolvimento de roteiros e projetos audiovisuais. No dia 6/11, o LAB encerra com o Pitching e a exibição do longa convidado “Bajo las Banderas, el Sol”, de Paula Zyngierman, no Cine Cataratas – Shopping JL, seguida da cerimônia de encerramento e da Cultural BR no Sudacas Bar.
O 3 Margens Festival é uma realização do Instituto Cultural Três Fronteiras (IC3F) e do projeto 3 Margens, em coprodução com o Itaipu ParqueTec. Conta com apoio de instituições do Brasil, Paraguai e Argentina, como Itaipu, Sesc PR, Unila, UniAmérica, ESBA e parceiros culturais da Tríplice Fronteira.
As mostras que chegam a Puerto Iguazú serão exibidas na Cabaña de los Muñecos, espaço parceiro do festival.
️ Projeto aprovado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com recursos da PNAB – Ministério da Cultura | Governo Federal, Brasil.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.