Nesta quarta-feira (29), a partir das 18h, o Zeppelin Old Bar (Rua Major Raul de Matos, 222) recebe o evento “Xirê à Zumbi”. Realizado numa parceria do Centro da Juventude (CEJU) com o Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos da Unila. O espaço contará com exposições, roda de conversa, apresentações musicais e roda de dança e passinho. A programação faz parte da Semana da Consciência Negra pelos dois organismos, cumprindo vasta programação entre os dias 20 e 30 de novembro.
Entre as muitas atrações da noite cultural, estão as exposições “(Re)Existência” e “A Flor da Pele”, a roda de conversa “Escurecendo os Fatos’, “O Canto das Três Raças”, apresentada pela Banda do Ceju, e o pocket show do grupo de rap “Zeropontoum”.
Encerramento – No dia 30, quinta-feira, o encerramento da Semana terá roda de conversa com a participação da professora Clemilda Santiago Neto, diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Paraná. A conversa será na Horta da Dona Laíde (Rua H, 100, Vila C), às 16h.
Nesta edição, a Semana da Consciência Negra celebra duas décadas da Lei 10.639/03, que estabelece no calendário escolar a inclusão da data 20 de novembro para comemoração do “Dia Nacional da Consciência Negra” e a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei 11.645/08) no currículo oficial brasileiro. Além disso, o evento é uma celebração aos 10 anos do NEALA e seu percurso de luta, mobilização e pesquisa das questões étnico-raciais, de gênero e sexualidades, além da participação do Núcleo na implementação, gestão e fiscalização de políticas públicas voltadas para as ações afirmativas.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.