Nesta quarta-feira, 30 de julho, às 19:30, Diana Araujo Pereira apresenta ao público paraguaio, em Assunção, o livro Horizontes partidos. “Publicado originalmente em 2016, em Nova York, em formato bilíngue (português-espanhol), ele ressurge agora com pequenas adaptações, buscando dialogar com o nosso presente e com os contornos da geopolítica regional”, explica a autora.
O evento ocorrerá na Embaixada do Brasil na capital paraguaia, no Instituto Guimarães Rosa. Na ocasião, a autora encontrará com duas personalidades da produção cultural paraguaia: Susy Delgado e Damian Cabrera, que farão a leitura e os comentários sobre o livro. Horizontes Partidos foi editado no Paraguai pela Arandurã Editorial.
“Será ainda mais especial pela presença de dois poetas que admiro profundamente. No Paraguai, esses momentos costumam ser vividos em uma cerimônia, em que a apresentação vem acompanhada de uma conversa aberta sobre a obra, criando um espaço de troca que amplia o sentido do encontro”, comenta Diana.
Professora, poeta e mediadora cultural, Diana Araujo também é a atual reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, em Foz do Iguaçu. A autora de “Horizontes Partidos” espera que a apresentação do livro também funcione como um impulso para novos diálogos culturais e artísticos entre Brasil e Paraguai, por meio da literatura e das múltiplas formas de encontro que ela possibilita.
Horizontes Partidos foi publicado em 2025 pela editora paraguaia Arandurã. Edição bilingue (espanhol e português), tem 80 páginas de poesia.
O trabalho de Diana Araujo Pereira é apresentado assim por seus editores paraguaios: “Uma paisagem sensível, feita de perspectivas humanas profundas é o que nos oferece Horizontes partidos, uma proposta poética de Diana Araujo, a poeta brasileira que tece sua palavra com linguagem fronteiriça forte e sedutora. Uma linguagem fronteiriça que não joga apenas com essa tríplice fronteira que abraça o Paraguai e os lugares da região, mas também com os amplos horizontes com que nos emparentam os dias que vivemos.”
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.