O documentário será exibido em sessão Cine Doc e vai ao ar às 22h30. O documentário “Do Pó da Terra“, tem como cenário o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Produzido pela Notorious Films e dirigido por Mauricio Nahas, o longa tem como proposta lançar um olhar afetivo e aprofundado sobre a produção artística em argila e cerâmica dos moradores da região, conhecida […]
O documentário “Do Pó da Terra“, tem como cenário o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Produzido pela Notorious Films e dirigido por Mauricio Nahas, o longa tem como proposta lançar um olhar afetivo e aprofundado sobre a produção artística em argila e cerâmica dos moradores da região, conhecida pela sua realidade miserável.
Acesse o canal online da TV Brasil, aqui.
.
Problemas como a seca, as altas taxas de mortalidade, alcoolismo, violência, desemprego e o solo condenado pela monocultura do eucalipto, fizeram com que o Vale do Jequitinhonha recebesse o apelido de “Vale da Miséria“. O barro, substância que vem da terra, do pó, dá a chance aos artesãos de transformar essa miséria em arte.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.