Nesta sexta, 4 de abril, às 14h30, no campus Jardim Universitário (sala C-207A) da Unila, será realizada a exibição do documentário Liberta!, da diretora Débora Gobitta. O evento é gratuito e aberto ao público. A sessão será seguida por um debate com a participação de Gih Trajano, escritora, mediadora cultural e uma das atrizes do filme.
A iniciativa é parte das disciplinas “Estética e Política na América Latina Contemporânea” (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos) e “Mediações, Política e Descolonização” (Mediação Cultural – Artes e Letras), coordenadas por Cristiane Checchia e Mário Rodríguez Torres, respectivamente, na Universidade Federal de Integração Latino-Americana.
Durante a atividade, serão recolhidos livros em bom estado para doação a bibliotecas do sistema prisional de Foz do Iguaçu.
O documentário “Liberta!” trabalha com diversas experiências de mediação de leitura realizadas em unidades prisionais brasileiras, comentadas por pessoas privadas de liberdade, sobreviventes do sistema prisional, mediadores(as) de leitura, advogados(as), juízes(as), bibliotecárias, professores(as) e agentes penitenciários.
No Sábado (5), a Biblioteca Comunitária CNI recebe Gih Trajano e recital de poesia organizado pelo coletivo Slam de la Frontera. A partir das 18 horas, o espaço será ocupado por uma programação que inclui recital de poesia, feirinha de produções independentes, apresentação de DJ, além de roda de conversa com a artista e ativista Gih Trajano.
Gih Trajano, que participou do filme “Liberta!”, é palestrante, escritora, poeta, slamer e assistente de roteiro.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.