.
Nicolelis um dos maiores cientistas brasileiros da atualidade – Foto: José Somensi
. O cientista brasileiro Miguel Nicolelis ministrará conferência online sobre a Função Social da Ciência, no dia 10 de março, a partir de 19h30, para o miniauditório do Campus da Unioeste em Foz do Iguaçu. O encontro faz parte da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária em parceria com a direção do campus iguaçuense. Será uma oportunidade única para estudantes, professores e público em geral se atualizarem e questionarem sobre as mais recentes descobertas e tendências na área da neurociência.
No Brasil, o nome de Miguel Nicolelis se tornou especialmente conhecido após 2014, quando desenvolveu um exoesqueleto que fez um paraplégico chutar uma bola de futebol na abertura da Copa do Mundo de Futebol. No entanto, a influência do neurocientista na trajetória da Ciência brasileira vai muito além daquela pequena demonstração pública para propagandear as possibilidades do encontro da Medicina com a tecnologia de ponta.
Atualmente, Nicolelis é professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e estuda como integrar o cérebro humano a máquinas, com pesquisas que desenvolvem próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Na conferência, espera-se que o professor aborde temas como a importância da neurociência para o futuro da medicina, as novas fronteiras da tecnologia e como elas podem ser usadas para tratar doenças neurológicas e as funções sociais da ciência.
Recentemente, durante a primeira parte da pandemia de Covid-19, Nicolelis também foi decisivo com seu engajamento social em relação à prevenção e redução dos danos da doença no Nordeste. Miguel Nicolelis, que foi coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, criado em março de 2020 para viabilizar parcerias entre os nove estados da região no combate à pandemia.
Nicolelis é autor de vários livros, entre eles “O verdadeiro criador de tudo: como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos”. Na publicação o autor apresenta uma teoria de como o cérebro humano evoluiu para se tornar um computador orgânico sem rival no universo conhecido.
Mais além de Neurociência, a preocupação de Nicolelis também mantém proximidade com a realidade política e social brasileira. Sua interpretação dos desafios do País passa pela defesa da democracia e pelo apoio às iniciativas que promovem cidadania no País. O vídeo abaixo expressa o entendimento da Ciência na perspectiva de uma sociedade mais inclusiva e explicita seu compromisso com ela.
Convite – A Unioeste – Campus Foz do Iguaçu que continuamente promove a disseminação do conhecimento e a troca de ideias com líderes da comunidade científica nacional e internacional, espera que o evento seja frutífero para todos os interessados. Faz um convite extensivo a todas as pessoas interessadas na discussão da ciência como um dos pilares do avanço da sociedade.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.