21 de fevereiro de 2025
Anuncie aqui
Sobre
Fale conosco
De Letra
Poesia
Literatura
Tirando de Letra
Livro
Contos e Crônicas
On-Line
Cultura Digital
Cinema
Vitrine
Oportunidade
Rádio
Cultura em Movimento
Música
Artes cênicas
Fotografia
Memória
Guatá
Bem Viver
Vida saudável
Ecologia
Ciência
Universidade
Geral
Fronteiras
Trinacional
Mulher
Movimentos Sociais
Antirracismo
Povos
Assista
PESQUISAR
Nesta terça (18), no Zeppelin, tem o lançamento do projeto Guardiãs da Memória
Nesta terça (18), no Zeppelin, tem o lançamento do projeto Guardiãs da Memória
18 de fevereiro de 2025
Compartilhar
Evento gratuito trará relatos de mulheres que vivenciam a história de Foz do Iguaçu e região trinacional.
O Zeppelin Old Bar receberá nesta terça-feira (18), a partir das 19 horas, o lançamento do projeto Guardiãs da Memória. A proposta é reunir mulheres de grande legado social em Foz do Iguaçu e região. Nestes encontros, elas relembrarão sua ancestralidade, suas resistências e conquistas, cruzando memórias e fortalecendo a narrativa feminina em nossa cidade. Para a atividade de estreia, foram convidadas Dona Rosa, Marlene Warken e Dona Laíde – referências femininas de memória e legado. Juntas com suas herdeiras, compartilham um propósito comum: a educação, a conscientização e a preservação do patrimônio cultural.
Dona Rosa traz para a conversa o Jupira e empreendedorismo. Junto com ela, Elza e Rose, descendentes. Marlene Warken e sua filha Gláucia somam com experiências na área da educação. Dona Laíde e filhas contribuirão contando a história de resistência de um local e uma organização que hoje são reconhecidos como um
Quilombo em Foz do Iguaçu
. A expectativa é a de que suas narrativas sejam malhas condutoras de interação com as micro histórias das pessoas que se fizerem presentes.
Defesa da memória individual e coletiva
O projeto é coordenado por Tathiana Guimarães, cientista social que atua na cena cultural iguaçuense já faz alguns anos.
Ela comenta o fundamento da iniciativa. “A memória é um tecido vivo, formado por histórias que se entrelaçam no tempo. Para dar voz às Guardiãs da Memória, convidamos para uma roda de conversa transgeracional, onde protagonistas e descendentes se encontrarão para compartilhar vivências e construir, juntas, uma nova narrativa histórica da Tríplice Fronteira.”
Guardiãs da Memória tem compromisso com a visibilidade das mulheres. Este é um fator essencial para se recompor com mais justiça entendimento do grande mosaico cultural e histórico da região. Para tanto, a participação popular é fundamental. Tathiana Guimarães complementa: “Venha celebrar, valorizar e reconstruir a história das mulheres que fazem e refazem a nossa cidade! Traga suas memórias das mulheres que marcaram sua vida para compartilhar!
Recursos
As atividades do projeto são inteiramente gratuitas e abertas à população. Nesta primeira etapa ele é realizado através de recursos do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, aprovado em edital da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Para ajudar nos custos de novas atividades, ampliando seu alcance até as escolas, a organização de “Guardiãs da Memória” lançou uma campanha de captação de recursos através de doação voluntária.
“Doe 1 real e apoie este projeto! 1+1= INFINITO”. Para participar, a pessoa deve utilizar a
chave Pix: 54458226000160
. Mais informações: (45) 98814-5108 – com Tathiana Guimarães.
Guatá / com informações da assessoria
Compartilhar
Memória
ANTERIOR
Oficina gratuita com Victor Octaviano promove imersão na arte e na natureza de Foz
PRÓXIMO
Cine Barracão apresenta “Mirador”, filme paranaense, nesta terça (18)
Leia mais
Memória
Nosso Tempo: Foz do Iguaçu de outros carnavais; a folia de rua 40 anos atrás
17 de fevereiro de 2025
Memória
O filme brasileiro perdido encontrado na República Tcheca quase 100 anos depois
17 de fevereiro de 2025
Memória
Nise da Silveira: psiquiatra revolucionou a saúde mental no Brasil
14 de fevereiro de 2025
Últimos posts
Agenda
De 21 a 24, fronteira trinacional recebe a peça “Kuadernos Palestinos “
20 de fevereiro de 2025
Agenda
Sexta (21), Unioeste/Foz promove Encontro pelo Dia Internacional da Língua Materna
20 de fevereiro de 2025
Cinema
Cine Verde em Bici encerra circuito com sessões em Ciudad Del Este e Minga Guazú
20 de fevereiro de 2025
Agenda
Sábado (22), ocorre a 8ª edição do Sarau Primavera nos Dentes
20 de fevereiro de 2025
Oportunidade
MinC oferece cursos gratuitos, online. Inscrições abertas
20 de fevereiro de 2025
Epidemia de Poesia
Ensinamento, poema de Adélia Prado
19 de fevereiro de 2025
Assine o nosso boletim!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.
INSCREVA-SE AGORA!