. Neste sábado (13), acontece mais uma edição do Slam de La Frontera na sede da Biblioteca Comunitária do Cidade Nova, em Foz do Iguaçu. A competição, valendo vaga para a final do circuito, terá início às 17h30, com microfone aberto. Uma feirinha autônoma de trocas, artesanato e alimentação também estará funcionando. A Biblioteca do CNI está localizada na rua Elói Armando Nedel, 1332, no bairro Cidade Nova 2.
Slam é uma batalha de poesia falada, onde são recitadas poesias de temas livres. Mas verifica-se, ao longo do tempo, que grupos historicamente excluídos vêm se utilizando dessa expressão artística como forma de reivindicar seus lugares de direito, dar visibilidade às suas lutas e se colocar como protagonistas de suas próprias histórias.
.
Expressões da quarta edição do Slam de La Frontera – Foto: acervo Slam
. E como acontece?
As batalhas de poesia falada seguem algumas regras: poesias autorais de até três minutos sem a utilização de objetos cênicos ou acompanhamento musical. Corpo e voz são elementos fundamentais.
As notas são dadas por um júri popular que é escolhido no momento da competição. Esta ocorre normalmente em três fases: geral, semifinal e final. Na última, revela-se o vencedor ou vencedora daquela edição.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.