. Simultaneamente, no dia 19 de novembro, os museus membros de vários departamentos do Paraguai permanecerão abertos durante o turno da noite para mostrar ao público seus respectivos patrimônios culturais. O empreendimento cultural busca envolver entidades governamentais e setor privado, diretores de museus (públicos e privados) em uma atividade conjunta e com grande participação cidadã, como vem sendo feito desde a primeira edição.
Em sua sexta edição, a Noite dos Museus reunirá 76 museus, um recorde desde seu início como proposta cultural. Em formato totalmente presencial, com a participação de museus pertencentes a 12 departamentos do país (incluindo Alto Paraná), os espaços abrirão suas portas ao público na mesma noite, com propostas diversas, e o acesso será totalmente gratuito.
Clique aqui para acessar a página oficial . Conheça os Museus que integram o evento em todo o Paraguai.
Este festival cultural, que conta com o apoio da Itaipu, tem como principal objetivo aumentar a visibilidade dos museus paraguaios, incentivar a visitação e divulgar o patrimônio cultural e histórico nacional. .
.
Na fronteira trinacional, os museus do departamento de Alto Paraná que participarão da empreitada paraguaia são o Museu Tierra Guaraní (Centro de Visitação de Itaipu /PY); Museu Tacurú Pucu (Hernadárias); Museu El Mensu (Ciudad del Este); Futuro Museu Postal (Ciudad del Este); Museu Aberto na Estación del Arte (Puerto Franco) e o escritório temático “Cielo Guaraní” (Ciudad del Este). Cada um oferecerá várias propostas para aquela noite e guias para seus visitantes. .
. Estão previstos ônibus gratuitos que circularão em um rota unindo os pontos de visitação, das 18 às 24 horas do sábado (19). Também será possível visitar o Circuito Experiencial Mundial Guarani nas horas que antecedem o início do evento. .
. No âmbito regional, destaque na programação da “Noite dos Museus”, é a reabertura do Museu Histórico Tacurú Pucú, localizado na cidade de Hernandárias. Ele voltará a funcionar a partir das 19 horas do sábado(19). O espaço passou por uma revitalização feita a partir do projeto “Valorização do Museu Tacurú Pucú”, contemplado pelo programa Pontos de Cultura da Secretaria Nacional de Cultura (SNC) do Paraguai.
Este museu comunitário, que existe desde 2002, leva seu nome em homenagem à antiga cidade e porto de Tacurú Pucu e abriga o patrimônio histórico-cultural mais antigo da atual Hernandárias. Possui mais de mil peças entre objetos, fotografias, vídeos e documentos manuscritos.
O projeto foi conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por Leslie e Juan Villanueva (proprietários do acervo do Museu), Alexandra Serratti (museografia), Cristian Benítez (pesquisa), María José Silva (projeto de arquitetura) e Melody Mereles (design de identidade). Ao mesmo tempo, contou com a colaboração da comunidade hernandariense.
O evento Noche de los Museos também ganhou atividades anexas pelo País. Na fronteira trinacional, por exemplo, a casa de espetáculos musicais Estación del Arte, agregou à programação do Museu Aberto, em Puerto Franco, a apresentação do grupo Mbaraka Trio, a partir das 20 horas (horário paraguaio). Os ingressos custam 20 reais.
O trio de violões é formado por Rodrigo Benítez, Favio Rodríguez y José Carlos Cabrera. E o show foi concebido a partir do álbum recém lançado “Ahendú Nde Sapukai”, composto de onze músicas do repertório latino-americano. Soma-se a elas, temas inéditos de jovens compositores paraguaios como Martín Ortega e Pedro Martínez.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.