Cena de “Tudo que importa”, dirigido pela brasileira Coraci Ruiz – Imagem: divulgação
A partir das 20h15 deste sábado (26), o Cineclube Nuestra Sala exibe dois filmes, fechando o ciclo que reúne obras da “Mostra Internacional de Ganhadores do 13 Encontro Contra el Silencio Todas las Voces” (@contraelsilencio). São dois documentários: Tudo que importa, brasileiro, e El Eco de Su Voz, mexicano. A sessão dupla, com classificação indicativa de 10 anos, ocorrerá na Chácara Pdsfoz, localizada na Avenida Fiorino Brol, 2050, no bairro São Sebastião (vizinho à Vila C Nova).
“Tudo que importa”, dirigido por Coraci Ruiz, lançado em 2024, tem 20 minutos de duração. Conta a história de três famílias de pessoas trans e os processos de aceitação e celebração de suas identidades. Esses pais, mães e avós dão um passo adiante e decidem lutar por uma sociedade que respeite e vlorize a diversidade. O filme, que é dirigido por uma cineasta que também é mãe de uma jovem trans, conecta gerações mostrando histórias de amor, transformação e aprendizagem.
Cena do premiado curta-metragem mexicano “O Eco de Sua Voz” – Imagem: divulgação
“El eco de su voz” (O Eco de sua voz), do mexicano Rodrigo Guzmán Espíndola, foi lançado em 2023 e tem cerca de 14 minutos. Através de fotografias, sonhos e perguntas sem resposta, a presença de Paulina segue viva no cotidiano de Margarita, sua mãe.
Em uma incomensurável busca por justiça para a morte da filha, Margarita descobre que sua voz pode formar parte de uma luta maior, que surgiu ante uma onda de feminicídios no México. “El Eco de Su Voz” nos mostra a força de uma relação mãe-filha que não conhece limites.
Assista ao trailer, acessando: https://vimeo.com/792355833
Esta será a última exibição do ciclo Contra El Silencio Todas Las Voces, festival de documentários sobre direitos humanos realizado no México, que distribui para parceiros uma seleção dos vencedores para que cada um faça sua curadoria. Depois de sessões realizadas na Biblioteca Comunitária Cidade Nova Informa e no Bar El Punto Foz, o circuito do Cineclub Nuestra Sala alcança pela primeira vez parceria com a @chacarapdsfoz, aberto e gratuito ao público como sempre.
Esta é a segunda vez que o Cineclube Nuestra Sala traz o festival para a fronteira trinacional. E nesta programação, organizou debates, de forma remota, com alguns dos realizadores.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.