Evento comunitário reúne feirantes e apresentações culturais e artísticas a partir da temática étnico-racial. Um evento comunitário com o intuito de reunir feirantes, apresentações culturais e expressões artísticas tendo em comum a temática étnico-racial. Esta é a proposta da Feira da Consciência Negra da Vila C, um trabalho em rede que busca potencializar e atuar […]
Em sua sexta edição, a feira tem como fim destacar a importância das lutas ancestrais, os caminhos abertos e os desafios ainda latentes. Segundo os organizadores, o evento é um momento de engajamento, de celebração e de fortalecimento. Ao mesmo tempo, é uma forma de destacar o protagonismo de referências históricas, como Zumbi e Dandara dos Palmares. O espaço também é um modo de valorizar grupos e agentes locais, atuantes em grupos e movimentos negros da cidade da região fronteiriça.
Organizada desde 2016, a feira, nesta edição, reunirá coletivos da Vila C, de maracatu, samba e capoeira, visando a tecer forças entre os movimentos culturais da região norte e gerar um espaço interativo, de troca e de valorização das referências negras.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.