O guarani é um dos dois idiomas oficiais do Paraguai – Foto: IP PY
25 de agosto é a dia do “Idioma Guarani” no Paraguai. A data é celebrada por referência ao dia em que o país declarou, em 1967, a língua guarani como idioma nacional da República, junto com a língua espanhola. Mais tarde, a Carta Magna de 1992 a reconheceria como língua oficial, e desde então seu ensino nas escolas se tornou obrigatório. Assim, o Paraguai é um país bilíngue formalmente.
Leia também: Sete Caixas, filme paraguaio, falado em guarani e legendado em português, está on-line, gratuitamente
Segundo a Pesquisa Permanente de Moradias, feita pelo Instituto de Estatística do Paraguai em 2017, os idiomas falados no local de moradia, a maior parte do tempo, pela população com mais de 5 anos eram: o guarani (40%), o castelhano (espanhol) (26,5%), guarani e castelhano (30%). Outros idiomas entre os quais se incluem o alemão, árabe, coreano, francês, inglês, português, italiano, japonês e ucraniano, somavam (3%).
A pesquisa também mostrou por área do território paraguaio, a frequência do uso do guarani no local de moradia. Pelos departamentos em que o país está dividido assim ficou a escala. San Pedro (78,87%), Caazapá (77,39%) e Concepción (71,34%) são os três departamentos em que é mais falado o guarani. Já os lugares em que a frequência são Asunción (8,95%), Central (15,9%) y Alto Paraná (37,75%). Ressalve-se que o jopará, dialeto popular que mistura palavras e estruturas do guarani e do castelhano também é usado.
A maior porcentagem do uso de outros idiomas nos locais de moradia ficou com o departamento de Amambay (15,15%).
O Guarani na Internet – Resistindo como idioma e como estrutura fundamental para o repasse de saberes da cultura paraguaia, o guarani chegou à rede de computadores faz bastante tempo. Mais recente é a ferramente disponível de tradução. O guarani é uma das línguas presentes no serviço Google Tradutor”, disponível gratuitamente na internet.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.