.
Montagem a partir de registros de vídeo do Projeto Onças do Iguaçu
. Armadilhas fotográficas no Parque do Iguaçu revelam que #onça Angá não teve um, mas dois #filhotes. Em novembro de 2022, a fêmea foi filmada com um filhote. Agora, para surpresa geral, novas imagens mostram Angá acompanhada de duas onças mais jovens, com cerca de 1 ano: https://buff.ly/40IeYgT
Onças-pintadas podem ter de um a quatro filhotes por vez, sendo mais comum um ou dois. Em geral, os filhotes ficam com a mãe até os dois anos de vida, e após esse período, vão em busca de seu próprio território.
A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino do continente americano. Estima-se que restem na Mata Atlântica apenas entre 230 a 300 indivíduos. Um terço deles vive justamente na área que abrange o Parque Nacional do Iguaçu e reservas adjacentes do lado argentino. Esta é a única população da espécie neste bioma que, historicamente, tem apresentado crescimento.
Desabafo e campanha
“E para dar uma luz de esperança depois de dias tão pesados, esse vídeo lindeza da Angá com DOIS filhotes!… Conhecemos a Angá no final de 2019, filhotona, com seu irmão, o Sapeca. Ela é filha da Cacira, uma mãezona do Parque. Em novembro de 2022 a Angá foi registrada com seu primeiro filhote, e depois não os registramos mais. Mas agora ela voltou com o filhote e para nosso DE-LEI-TE, são na verdade, dois!”, compartilhou a equipe do projeto em suas redes sociais.
A referência aos “dias pesados” no texto do Onças do Iguaçu é sobre o caso que provocou uma comoção nacional, no mês de março, quando foram divulgadas imagens do crime brutal contra uma família de onças-pintadas.
Mãe e filhote foram decapitados e outro, ainda vivo, acorrentado à família. A cena chocante, registrada em vídeo, viralizou na internet e mobilizou ambientalistas, ativistas e organizações que pedem ao Congresso Nacional a aprovação com urgência, de projetos de lei que toram mais severas as penas contra esse tipo de barbárie.
Acesse o vídeo da campanha #JustiçaParaAsOnças : https://www.facebook.com/watch/?v=4837575136367574
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.