O média metragem do paranaense Valdemir Milani já ganhou prêmios em festivais internacionais, como o de Cinema Independente de Cannes. Entre tanta coisa bacana selecionada pela curadoria do evento, uma das atrações das sessões especiais do 14° Festival de Cinema da Lapa, foi o filme “Nossas Senhoras” (2021). Para quem torce o nariz para o […]
Cena de “Nossas Senhoras” filmada no subúrbio de Curitiba – Foto: divulgação.
Entre tanta coisa bacana selecionada pela curadoria do evento, uma das atrações das sessões especiais do 14° Festival de Cinema da Lapa, foi o filme “Nossas Senhoras” (2021). Para quem torce o nariz para o cinema local, foi uma oportunidade de se surpreender. Para quem já tinha alguma referência da obra, foi a confirmação positiva. Afinal, a obra desde que estreou em dezembro de 2021, foi selecionada para mais de 20 festivais de cinema mundo afora. E, entre os prêmios que alcançou, está o de melhor na indicação do público no Festival de Cinema Independente de Cannes (realizado em paralelo ao consagrado festival de cinema da cidade francesa).
O paranaense “Nossas Senhoras” ainda colecionou troféus em Milão, Itália (Melhor Curta-metragem); Florença, Itália (Melhor Curta-metragem); Calcutá, Índia (Melhor Curta-metragem Internacional); Sidney, Austrália (Prêmio Especial do Júri); Paris, França (Prêmio de Prata – Roteiro Original); e em Londres, Inglaterra (Melhor Filme Independente), entre outros.
O média-metragem “Nossas Senhoras” é uma criação curitibana inspirada em uma história real. Cenário, ritmo e narrativa leve criando um tom de universalidade. Ajudam a estabelecer essa atmosfera as atuações das paranaenses Regina Vogue e Aracy Pedrozo. Uma, dama do teatro paranaense, a outra protagonista de novelas ao vivo da televisão paranaense. Compondo a última vértice do trio em volta do qual girará toda a trama do filme, a atriz global Rosamaria Murtinho. Integram também o elenco Diego Avelleda e Stephanie Potier, além dos convidados especiais Emílio Pitta e Sinval Martins.
O filme tem roteiro e direção de Valdemir Milani. Segundo ele “o filme tem tendência para o popular, com narrativa clássica de cinema, sendo um misto de drama e comédia, e conta a história de três irmãs que fazem uma viagem para tirar uma delas do estado de depressão em que ela se encontra”.
Valdemir Milani é o mesmo roteirista e diretor do premiado curta “Vovó Vai ao Supermercado”, que rendeu à primeira dama das artes cênicas do Paraná, Lala Schneider, o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado de 2004, além de outros prêmios.
“Nossas Senhoras” foi realizado através da lei municipal de incentivo à cultura de Curitiba, com apoio de empresas com ramificações no Paraná. Sua produção se deu em locações da capital do Estado e em rodovias do Paraná, envolvendo a participação de aproximadamente 30 pessoas na equipe técnica, cinco artistas principais, além de figurantes.
Na equipe técnica, profissionais paranaenses. Isaías Emílio, na direção de fotografia; Jul Leardini, na produção executiva; Suzana Aragão, na direção de arte; Priscila Franzoi, como assistente de direção; Max Leean, na direção de produção; Rafael Dorta, na composição de trilhas; Nilton Andrade, na edição de som; Trícia Almeida e Débora Milla; no figurino; e Priscila Westphal, na maquiagem.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.