Cena de “Nossas Senhoras” filmada no subúrbio de Curitiba – Foto: divulgação.
Entre tanta coisa bacana selecionada pela curadoria do evento, uma das atrações das sessões especiais do 14° Festival de Cinema da Lapa, foi o filme “Nossas Senhoras” (2021). Para quem torce o nariz para o cinema local, foi uma oportunidade de se surpreender. Para quem já tinha alguma referência da obra, foi a confirmação positiva. Afinal, a obra desde que estreou em dezembro de 2021, foi selecionada para mais de 20 festivais de cinema mundo afora. E, entre os prêmios que alcançou, está o de melhor na indicação do público no Festival de Cinema Independente de Cannes (realizado em paralelo ao consagrado festival de cinema da cidade francesa).
Rosa Maria Murtinho interpretando uma das três irmãs protagonistas do filme – Foto: divulgação
O paranaense “Nossas Senhoras” ainda colecionou troféus em Milão, Itália (Melhor Curta-metragem); Florença, Itália (Melhor Curta-metragem); Calcutá, Índia (Melhor Curta-metragem Internacional); Sidney, Austrália (Prêmio Especial do Júri); Paris, França (Prêmio de Prata – Roteiro Original); e em Londres, Inglaterra (Melhor Filme Independente), entre outros.
O média-metragem “Nossas Senhoras” é uma criação curitibana inspirada em uma história real. Cenário, ritmo e narrativa leve criando um tom de universalidade. Ajudam a estabelecer essa atmosfera as atuações das paranaenses Regina Vogue e Aracy Pedrozo. Uma, dama do teatro paranaense, a outra protagonista de novelas ao vivo da televisão paranaense. Compondo a última vértice do trio em volta do qual girará toda a trama do filme, a atriz global Rosamaria Murtinho. Integram também o elenco Diego Avelleda e Stephanie Potier, além dos convidados especiais Emílio Pitta e Sinval Martins.
O filme tem roteiro e direção de Valdemir Milani. Segundo ele “o filme tem tendência para o popular, com narrativa clássica de cinema, sendo um misto de drama e comédia, e conta a história de três irmãs que fazem uma viagem para tirar uma delas do estado de depressão em que ela se encontra”.
Valdemir Milani é o mesmo roteirista e diretor do premiado curta “Vovó Vai ao Supermercado”, que rendeu à primeira dama das artes cênicas do Paraná, Lala Schneider, o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado de 2004, além de outros prêmios.
“Nossas Senhoras” foi realizado através da lei municipal de incentivo à cultura de Curitiba, com apoio de empresas com ramificações no Paraná. Sua produção se deu em locações da capital do Estado e em rodovias do Paraná, envolvendo a participação de aproximadamente 30 pessoas na equipe técnica, cinco artistas principais, além de figurantes.
Na equipe técnica, profissionais paranaenses. Isaías Emílio, na direção de fotografia; Jul Leardini, na produção executiva; Suzana Aragão, na direção de arte; Priscila Franzoi, como assistente de direção; Max Leean, na direção de produção; Rafael Dorta, na composição de trilhas; Nilton Andrade, na edição de som; Trícia Almeida e Débora Milla; no figurino; e Priscila Westphal, na maquiagem.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.