O Festival acontece neste domingo (17), das 9 às 22 horas, no Jardim Botânico Alberto Roth, em Posadas, Misiones, na Argentina. Produzido por Miuki Madelaire, o festival temático já está na sexta edição e terá entrada livre. A programação variada inclui gastronomia regional, oficinas e rodas de conversa, atividades recreativas e artísticas para crianças, feira de produtos naturais, experiências de bem estar e intervenções artísticas variadas. O tema central do evento este ano é a “Selva, medicina natural.”
Para contato com o Festival, acesse: https://www.instagram.com/mujerestierraroja/
O Festival “Mujeres Tierra Roja” é um evento multidisciplinar que celebra a importância das mulheres como guardiãs do solo fértil que une Argentina, Brasil e Paraguai. Há também um simbolismo da “terra roxa” nesta festa de saberes e sabedorias milenares, numa cor que marca o conhecimento tanto como resistência quanto libertação. “Celebramos nossa biodiversidade, nossa cultura e nossos saberes, ancestrais e tecnológicos. Proteger nossa Selva Paranaense é cuidar de nossa casa e também nosso corpo-templo”, defendem as organizadoras.
Em 2024, Misiones fez história ao se converter na primeira província argentina que reconhece a medicina tradicional dentro do sistema público de saúde, de maneira complementar e optativa. As práticas xamânicas dos povos originários, a fitomedicina e o yoga, entre outras, serão incorporadas entre as alternativas de serviços médicos a cargo do Estado provincial e da obra social daquela província.
“Curemos o corpo, a mente e o espírito com alimentos naturais, com a energia das ametistas, com essências florais, com os fungos. E com a arte, metáfora da vida que nos lembra que somos natureza”, convida a misioneira Miuki Madelaire, produtora do encontro. Ela também é embaixadora Social, Cultural e Artística de Misiones no Mundo (declaração honorífica concedida pela Câmara de Representantes daquela província).
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.