Ouça a leitura do conto “O homem que descobriu o dia da negação”. . . O conto de Ignácio de Loyola Brandão faz parte do livro Nos idos de Março (editora Geração, 287 páginas), organizado pelo jornalista e escritor Luiz Ruffato, editado em 2015. A antologia reúne 18 contos que traduzem o período autoritário vivido pelo […]
.
O conto de Ignácio de Loyola Brandão faz parte do livro Nos idos de Março (editora Geração, 287 páginas), organizado pelo jornalista e escritor Luiz Ruffato, editado em 2015. A antologia reúne 18 contos que traduzem o período autoritário vivido pelo país a partir de 1964. .
Em O homem que descobriu o dia da negação o leitor acompanha um personagem que um dia sai de casa e não encontra mais o sentido das coisas, pois tudo ao seu redor passa por um processo surreal de ressignificação. “O homem cansou de dizer que tomate é tomate apenas porque há centenas de anos dizem que tomate é tomate. Cansaram de dizer que o sim é o sim e o não é o não. Inverteram para verificar o que acontece”, reflete o personagem ao se chocar com uma nova realidade apresentada de forma alegórica. (comentário via Observatório de Imprensa)
Ouça a narração do conto (Projeto Lendo Mais Contos)
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.