De autoria da pesquisadora e escritora carioca radicada em Brasília, Telma Braga, a obra conta com ilustrações inéditas da curitibana Mónica Defreitas Smythe – Divulgação
“Criança inventa cada uma, né? Mas esse menino pensa ao contrário! Isso mesmo, ele quer desinventar uma porção de coisas!” Este é o enredo do livro “O Menino Desinventor” que foi lançado em setembro no Paraná.
De autoria da pesquisadora e escritora carioca radicada em Brasília, Telma Braga, a obra conta com ilustrações inéditas da curitibana Mónica Defreitas Smythe. Ambas têm em comum a pesquisa sobre a literatura para a infância. O encontro das duas artistas nos convida a um mergulho com palavras e imagens no universo da infância, trazendo, de um jeito bem humorado, poesia e reflexões importantes não só para as crianças, mas também para os adultos: sobre os excessos, sobre o que não funciona, sobre o que nos ameaça e pode ser “desinventado.”
O livro faz um convite para que crianças e adultos acompanhem a viagem do menino e fiquem livres para desinventar coisas! Mas onde será que termina nosso direito de “desinvencionices”?
Telma Braga é formada em Letras, Mestre em Língua Francesa pela UFRJ e pesquisadora da literatura para as infâncias, com especialização pela A Casa Tombada, de São Paulo. Este é o seu terceiro livro e, segundo ela, todos eles “são voltados para crianças até 150 anos, pois depois disso viramos adultos.”
Já a ilustradora curitibana Mónica Defreitas Smythe resolveu desde 2020 se dedicar exclusivamente à arte e à lustração. Formada em Arquitetura, Mestre em Comunicação e Linguagens, pesquisadora de livros para infância, atuou por muitos anos como professora. Segundo ela, os livros sempre fizeram parte da sua vida e são a realização de um sonho. “Hoje crio imagens para leitores de todas as idades. Sejam poemas, contos ou histórias, as palavras se transformam em imagens, e assim colaboro para a criação de livros, esse objeto tão fascinante!”
A obra conta com ilustrações inéditas da curitibana Mónica Defreitas Smythe / Divulgação
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.