O filme dirigido por Elia Suleiman nos faz pergunta fundamental através de um humor refinado: quem se importa, afinal? O premiado diretor Elia Suleiman embarca nesta saga cômica explorando identidade, nacionalidade e o pertencer, questionando o fundamental: onde é o lugar que podemos chamar de lar? O filme estará disponível na plataforma virtual do Sesc […]
O premiado diretor Elia Suleiman embarca nesta saga cômica explorando identidade, nacionalidade e o pertencer, questionando o fundamental: onde é o lugar que podemos chamar de lar? O filme estará disponível na plataforma virtual do Sesc SP até fevereiro de 2024. Para assisti-lo gratuitamente, você só precisa acessar a plataforma, não há pré-inscrição.
Em “O Paraíso Deve Ser Aqui”, de 2019, Elia Suleiman deixa sua terra natal da Palestina e viaja pelo mundo e encontra, por onde ele passa, os mesmos problemas que encontrava lá. De Paris à Nova York, por onde suas viagens o levam, ele encontra problemas com a polícia, racismo, controle de imigração, invisibilidade da causa de seu povo. Com ironia fina, ele questiona o significado de identidade e o lugar que se pode chamar de lar.
País: Palestina, França, Qatar, Alemanha, Canada, Turquia, 2019, 97 min, Direção: Elia Suleiman, Elenco: Elia Suleiman, Gael García Bernal, Tarik Kopty, Gênero: Comédia/Drama, Classificação: Livre
Leia também: Entrevista concedida por Elia Suleiman sobre o filme “O Paraíso Deve Ser Aqui”
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.