Não queria reversos, apenas versos. Segredos guardados, em silêncio. “O poeta é relações íntimas”, dizia, fugindo à evidência, à fofoca que maculava o dia. A alma, um cadete que não quis ser guerreiro, mas nas palavras, um combatente, um pioneiro. Cortes precisos, a dor do parto em cada linha, para que a poesia nascesse, pura e minha.
O Passarinho do Contra, em seu voo leve, não se prendeu a gaiolas, nem a modas, nem a breve fama que a tantos seduz e engana. Sua verdade, um enigma, um quintanar.
E a morte? Uma piada, um descansar de sapatos, um passo leve para outros caminhos, sem desacatos. Sua poesia, um rio que não para de fluir, um legado que em cada leitor, continua a existir. O cronista do tempo, o pintor de almas, um gênio das palavras, que afasta as palmas para a surpresa do humano, a dor da alma, que em cada verso explode, e nos acalma.
Para Mario Quintana, a ideia de escrever uma autobiografia era descartada. “Não gosto de estar em evidência, de estar sendo exibido”, dizia. Sua vida íntima? “Nem a mim interessa”, chegou a afirmar.
O podcast De Fato conversou com o autor da biografia, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Gustavo Grandinetti. Também tivemos o prazer de ouvir as histórias da principal fotógrafa e amiga do poeta, a jornalista Dulce Helfer que foi fonte da biografia e autora da foto da capa.
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RSem parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região. Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debate fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Apresentação: Katia Marko e Clara Aguiar Direção: Marcelo Ferreira Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar Roteiro: Katia Marko Trilha sonora original: Zé Martins Edição e sonorização: Alexandre Garcia Técnica: Diego Dorneles Arte: Clara Aguiar Voz das vinhetas: Nara Lacerda
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.