Dia 30 de março é celebrado como o Dia da Terra Palestina, que clama e resiste contra a ocupação de seu território e o extermínio de seu povo. Para lembrar a data, dois poemas de um poeta da nova geração de escritores palestinos. Em uma noite sem estrelas Em uma noite sem estrelas, eu viro […]
Em uma noite sem estrelas
Em uma noite sem estrelas, eu viro de um lado para outro. A terra treme, e eu caio da cama.
O que é lar? é a sombra das árvores no meu caminho para a escola antes de serem arrancadas. é a foto em preto e branco do casamento dos meus avós antes das paredes desmoronarem. É o tapete de oração do meu tio, onde dezenas de formigas dormiam nas noites de inverno, antes de ser saqueado e colocado em um museu. É o forno que minha mãe usava para assar pão e frango antes de uma bomba reduzir nossa casa a cinzas. É a cafeteria onde eu assistia a partidas de futebol e jogava. Meu filho me interrompe: uma palavra de três letras pode conter tudo isso?
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.