.
A IFLA e a UNESCO lançaram no 87º World Library and Information Congress a atualização do “Manifesto sobre Bibliotecas Públicas”! O Manifesto, atualiza a versão de 1994, destacando a contribuição das bibliotecas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e construção de sociedades mais equitativas, humanas e sustentáveis.
A IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) é um organismo internacional que representa os interesses dos serviços de biblioteca e informação e dos seus utilizadores ou usuários. O manifesto foi criado em 1949 e desde então é atualizado conforme as transformações da sociedade.
Para a atualização do Manifesto, a IFLA lançou em 2020 um questionário para entender o uso e abrangência das missões e eficácia das orientações da versão anterior e receber propostas; recebendo mais de 600 respostas e sugestões.
Em 2021 a IFLA trabalhou em parceria com a UNESCO para finalizar a redação e observar os feedbacks da comunidade.
A FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições) lançou a tradução oficial do Manifesto e a apresentará no 29º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, que acontecerá em setembro.
No novo Manifesto, a Biblioteca Pública é entendida como:
“A biblioteca pública é o centro local de informação, disponibilizando todo tipo de conhecimento e informação aos seus usuários. É um componente essencial das sociedades do conhecimento, adaptando-se continuamente a novos meios de comunicação para cumprir sua missão de fornecer acesso universal e permitir o uso significativo da informação para todas as pessoas. Oferece espaço de acesso público para a produção de conhecimento, compartilhamento e troca de informações e cultura, e promoção do engajamento cívico.” (IFLA; UNESCO, 2022, tradução nossa)
O novo manifesto elenca 11 missões para as Bibliotecas Públicas, que ampliam e modernizam as missões da versão anterior, além de lançar indicações para financiamento, legislação e redes, funcionamento e gestão, parcerias e implementação. Nas missões, há agora ênfase aos recursos e habilidades digitais e temáticas contemporâneas como: inclusão, educação midiática, preservação e acesso à informação, acesso e a participação cultural de comunidades marginalizadas, povos indígenas e pessoas com deficiência.
Acesso a informações e materiais
Garantir a inclusão, especialmente em relação às comunidades marginalizadas
Tradução e adaptação de IFLA (2022).
Conheça mais do Manifesto e ajude a transformar sua biblioteca pública!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.