Direcionado a pessoas de 15 a 17 anos, o concurso estimula que eles compartilhem suas experiências com a literatura ou a partir da criação de um blog ou a partir de um canal no Youtube.
As produções podem ser feitas individualmente ou em grupo e orientadas por um professor ou responsável, desde que a autoria seja do adolescente.
Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição e anexar uma autorização assinada pelos pais e/ou responsáveis para a participação no concurso. O material deve ser encaminhado para o email brasil@questasleyendo.org
Uma vez formalizada a inscrição, os participantes devem alimentar o canal criado, não só postando conteúdo, mas respondendo a comentários e incentivando o debate acerca do tema publicado.
Após esse período, um júri nacional analisará a qualidade dos blogs/vídeos participantes e selecionará os finalistas, que serão conhecidos em setembro de 2019 em um evento para a entrega dos prêmios. Além do certificado de participação, os vencedores ganham um tablet.
Na edição anterior do concurso, realizado pela Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura – OEI, participaram 752 blogs criados por estudantes de 19 países ibero-americanos. Este ano, a iniciativa pretende dar mais importância à diversidade de orientações, temas e línguas.
Segundo o Anuário ibero-americano do livro infantil e juvenil 2017, publicado pela Fundação SM, o fenômeno booktuber(assim como páginas web, blogs, revistas digitais e redes sociais) é fundamental para aproximar a literatura dos jovens, fomentar a leitura e compartilhar experiências literárias.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.