O tempo visto daqui: 85 cronistas paranaenses reúne de forma inédita mais de um século e meio de produção, e publicação, de crônicas na imprensa paranaense. Os leitores vão encontrar desde textos veiculados no jornal O Dezenove de Dezembro, primeira publicação do Estado, a nomes conhecidos do jornalismo e da literatura do Paraná, como Fábio Campana, Luiz Geraldo Mazza, Jamil Snege, Dalton Trevisan e Cristovão Tezza, incluindo outros poucos lembrados, como é o caso de Adriano Robine. “Essa é, para mim, uma qualidade dessa antologia, a de trazer à lembrança intelectuais de diferentes áreas e épocas que, tendo mantido colaboração em jornais e revistas, não se tornaram escritores de renome, fosse por qual motivo fosse”, explica Luís Bueno – responsáve pea organização da edição.
Entre as autoras, foram selecionadas vozes com ressonância na vida cultural paranaense, como Raquel Prado, Mariana Coelho, Denise Stoklos, Helena Kolody e Liamir Santos Hauer, até outras nem tão baladas, mas que merecem atenção, a exemplo de Cecy Cabral Gomes e Celina Silveira Cruz. Cronistas recentes, como José Carlos Fernandes, Luís Henrique Pellanda e Paulo Polzonoff Jr, também foram incluídos na antologia.
O organizador da obra comenta que, se uma ilha é terra cercada de água, ou seja, algo isolado por coisas que não são de sua natureza, a crônica é uma espécie de anti-ilha: “Um gênero cercado de gêneros por todos os lados, comunicando-se com todos e incorporando tudo a partir do olhar dessa figura curiosa e atenta que é o cronista”, analisa Bueno, definindo o que é ou pode ser a crônica.
O lançamento – A Biblioteca Pública do Paraná realiza o lançamento de O tempo visto daqui: 85 cronistas paranaenses no dia 13 de dezembro, na Arena BPP, em Curitiba. Na ocasião, haverá um bate-papo com a participação do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Luís Bueno, organizador do livro. Em seguida, está prevista uma sessão de autógrafos com a presença de alguns dos cronistas incluídos na obra, de 356 páginas, publicada pelo selo Biblioteca Paraná. A entrada é franca.
Serviço:Lançamento de “O tempo visto daqui: 85 cronistas paranaenses” Dia 13 de dezembro (quinta-feira), a partir das 17h30 na Arena Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba.Bate-papo com o organizador do livro, Luís Bueno, seguido de sessão de autógrafos.Mais informações: (41) 3221-4994.
_____________________Assessoria BPP
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.