Oficinas de “Biojoias” dispõem de vagas gratuitas em Foz do Iguaçu – Fotos: divulgação
O Projeto “Oficina de Biojoias” chega a Foz do Iguaçu. Classificado em edital do Fundo Municipal de Incentivo Cultural, esta iniciativa inovadora é projetada para reavivar o interesse pelas artes manuais e promover a conscientização ambiental através da criação de biojoias. O projeto se desdobra em três locais diferentes da cidade. A realização do coletivo Filhos da Terra Artesanatos com o apoio de de Mutare -Comunicação para Projetos Culturais.
O conceito de biojoias, é a utilização de materiais naturais e orgânicos, como sementes, penas e pedras, juntamente com materiais como cobre e metal. As aulas serão conduzidas por Matheus Anastácio e Lili Azevedo, artistas, artesãos e produtores culturais com uma vasta experiência de mais de 9 anos na criação e comercialização de adornos artesanais e ecológicos.
Segundo os organizadores do projeto, cada oficina “é uma jornada de descoberta, onde você pode transformar materiais encontrados no quintal de casa em arte que não só adornam, mas também contam histórias. E o melhor é que você poderá transformar sua nova habilidade em renda extra.”
O projeto das “Biojoias – Joias artesanais” prevê oficinas a serem realizadas em diferentes pontos da cidade, abrangendo o Instituto CRAM, a Biblioteca Comunitária CNI do Cidade Nova e o Centro de Referência CRAS Norte. Cada uma delas com capacidade máxima para 25 alunos por turma.
“É crucial destacar que 75% das vagas são reservadas para mulheres, com o intuito de fomentar a inclusão de gênero, promover o empoderamento feminino e incentivar a independência financeira, que pode ser alcançada através da comercialização das joias produzidas com as técnicas ensinadas”, destacam os oficineiros.
O projeto é aberto para participantes com idade mínima de 14 anos e todas as oficinas serão oferecidas gratuitamente, com disponibilização de material, ferramentas e café comunitário. Para se inscrever, acesse, aqui. A oportunidade também pode ser acessada através do link disponível na bio do instagram: https://www.instagram.com/filhosdaterra.artesanatos/
● Centro de Referência de Assistência Social CRAS Norte Foz do Iguaçu 03, 10 e 17 de Maio às 14h Endereço: Av. Andradina, 3400 – Cidade Nova
● Biblioteca Comunitária do Cidade Nova 04, 11 e 18 de Maio às 14h Endereço: R. Elói Armando Nedel, 1332 – Cidade Nova II
● CRAM “Centro Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência” 08, 15 e 22 de Maio às 14h Endereço: R. Padre Bernardo Plate, 1250 – Jardim Polo Centro
Para mais informações, visite o instagram @filhosdaterra.artesanatos ou entre em contato através do whatsapp (14) 99777-4065.
Esta iniciativa cultural é realizada pela sociedade civil e recebeu recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural por meio de Edital de Concurso nº 02/2023 de Seleção de Projetos de Produção e Difusão Cultural realizado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.