Em sua décima primeira edição, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba oferece três oficinas gratuitas que complementam a experiência cinéfila daqueles que acompanham o festival, expandindo e aguçando os sentidos dos participantes para as mais variadas facetas do cinema. O 11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba acontece de 1° a 9 de junho.
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Os temas dos encontros são variados: “QuilomboCinema” traz uma abordagem crítica e decolonial sobre a presença de pessoas negras no cinema brasileiro, com Tatiana Carvalho Costa; “A Montagem como Reescrita de um Filme”, com Tomás von der Osten , propõe pensar a montagem cinematográfica quanto processo de reestruturação do roteiro, abordando conceitos de dramaturgia e estratégias de como aplicá-los na montagem de um filme; “Incorporar memórias; corporalizar presenças”,ministrada por Abiniel João Nascimento, usa o corpo como suporte para discutir imagem, memória e presença.
As aulas acontecerão de forma online e aqueles que tiverem interesse podem se inscrever no site do festival (https://www.olhardecinema.com.br/oficinas-2022-inscricoes-abertas/) até o dia 13 de maio.
Serviço:
Oficina: QuilomboCinema – Ministrante: Tatiana Carvalho Costa Encontros online nos dias 4 e 5 de junho, de 10h às 13h
A oficina propõe uma abordagem à cultura fílmica por meio de um pensamento crítico escurecido numa perspectiva descolonizadora, promovendo uma aproximação às noções de aquilombamento e encruzilhada presentes no pensamento de, entre outres, Maria Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento e Leda Maria Martins. Essa abordagem colabora para a compreensão da presença disruptiva de pessoas negras que ampliam a noção de “Brasileiro” no Cinema Contemporâneo.
Oficina: A montagem como reescrita de um filme – Ministrante: Tomás von der Osten Encontros online nos dias 4 e 5 de junho, de 14h às 17h
A oficina propõe pensar a montagem cinematográfica quanto processo de reestruturação do roteiro, abordando conceitos de dramaturgia e estratégias de como aplicá-los na montagem de um filme. Será mostrado como as escolhas de montagem podem afetar a superestrutura narrativa (grande arco dramático), estruturas intermediárias (relações entre cenas e/ou sequências) e a microestrutura (relações entre planos, a dramaturgia visual no interior de uma cena).
Oficinas: Incorporar memórias; corporalizar presenças – Ministrante: Abiniel João Nascimento Encontros online nos dias 6 e 7 de junho, de 18h às 21h
Como destituir da imagem a existência? A oficina busca tecer uma artesania de pensamento que, utilizando-se do corpo enquanto peça motriz, complexifique as relações entre imagem, memória e presença. Partindo duma perspectiva que visa a uma crítica ao Arquivo, desdobrar-se-ão as discussões nos direcionamentos que margeiam a captura da imagem e a representação.
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