Curtas para as crianças conhecerem histórias indígenas No Brasil, existem mais de 300 etnias indígenas, o que significa que há mais de 270 línguas indígenas diferentes no território brasileiro. Apresentar toda essa cultura ancestral para as crianças – tanto na escola quanto em casa – é valorizar uma parte primordial da História de nosso país, […]
No Brasil, existem mais de 300 etnias indígenas, o que significa que há mais de 270 línguas indígenas diferentes no território brasileiro. Apresentar toda essa cultura ancestral para as crianças – tanto na escola quanto em casa – é valorizar uma parte primordial da História de nosso país, e comunicar aos pequenos a importância de lutar pela preservação dessa diversidade.
Pensando em incentivar essa relação por meio da arte, a página “Toda Criança Pode Aprender” fez uma seleção de curtas-metragens que trazem histórias indígenas especialmente para o público infantil. São produções que dialogam com povos indígenas não só do Brasil, mas de diferentes lugares do continente americano, contadas do ponto de vista das próprias crianças indígenas.
Dentre as produções, está o premiado “Caminho dos gigantes” (“Way of giants”), dirigido por Alois Di Leo em 2016, e que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos que desafia o seu destino e tenta entender o ciclo da vida.
Esta é mais uma iniciativa de quem acredita no potencial das narrativas de ficção para ampliar a noção de mundo e o respeito às identidades entre as crianças.
_______________________Fonte: Luneta
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.