Cacira, onça-pintada que habita o Parque Nacional do Iguaçu, monitorado pelo projeto Onças do Iguaçu, foi flagrada passeando com novos filhotes. A imagem foi divulgada no dia 14 e, segundo os pesquisadores, os filhotes teriam oito meses de idade.
A onça adulta já foi registrada outras vezes. A primeira vez, em 2018, e em 2019, foi clicada com dois filhotes, a Angá e o Sapeca. Em 2021, “mais notícia boa: dois novos filhotinhos, a Niara e a Amandi”, diz a nota do Onças do Iguaçu. Em 2023, novos filhotes foram registrados mas não teriam sobrevivido. (Observação: os nomes são dados aos animais arbitrariamente pelo projeto, para facilitar sua identificação).
Finalmente, em 2024, Cacira teve estes dois filhotes, que devem ter por entre seis e oito meses de idade (o sexo ainda não é possível determinar neste primeiro avistamento. Segundo o projeto Onças do Iguaçu, na área brasileira atualmente devem viver torno de 25 onças-pintadas.
O programa Onças do Iguaçu trabalha com o monitoramento e pesquisa das espécies felinas do parque. Nas redes sociais, a equipe divulga curiosidades, imagens e detalhes do trabalho diário feito pelos profissionais. Acesse: https://www.instagram.com/oncasdoiguacu/
Leia também: PNI e Urbia Cataratas anunciam investimentos no Projeto Onças do Iguaçu Onças do Iguaçu concorre a prêmio internacional. Votação popular pela internet Onças do Iguaçu convoca: “Vamos juntos cuidar do nosso Parque?”
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.