O Projeto Onças do Iguaçu catalogou no santuário ecológico mais um exemplar da espécie ameaçada de extinção. Onça nova no rolê! Armadilhas fotográficas do projeto Onças do Iguaçu registraram uma fêmea ainda desconhecida no Parque Nacional do Iguaçu. Como é de costume, os técnicos do projeto deram um nome ao exemplar. Ela recebeu o nome […]
Onça nova no rolê! Armadilhas fotográficas do projeto Onças do Iguaçu registraram uma fêmea ainda desconhecida no Parque Nacional do Iguaçu. Como é de costume, os técnicos do projeto deram um nome ao exemplar. Ela recebeu o nome de Aneci, que quer dizer “graciosa” em tupi.
O Projeto Onças do Iguaçu é um projeto institucional do Parque Nacional do Iguaçu, que tem como missão a conservação da onça-pintada, como espécie-chave para a manutenção da biodiversidade na região do Parque.
Uma das ações de pesquisa do Projeto é o monitoramento da população de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu. São conduzidos censos bianuais, em conjunto com o Proyecto Yaguaraté, da Argentina, desta forma os parques nos dois países são amostrados simultaneamente. É o maior esforço mundial de monitoramento de onças, com cerca de 600.000 hectares amostrados há quase 10 anos De 2009 a 2018 a população de estimada de onças-pintadas no PARNA Iguaçu passou de 11 para 28 animais. Considerando o Corredor Verde (Brasil e Argentina, a população atual estimada é de mais de 100 indivíduos.
A Associação Beauval Nature, do ZooParc de Beauval (França) é um dos patrocinadores do Projeto Onças do Iguaçu desde 2019. Para celebrar os 15 anos dessa associação que investe em conservação no mundo todo, está ocorrendo a segunda edição do Prêmio Beauval Nature! Esse prêmio reconhece o trabalho e os esforços realizados no campo por atores engajados, através de diversas ações de conservação.
O tema é “Mulheres em Destaque”, e foram selecionados 9 programas de conservação para concorrer, nos quais uma ou mais mulheres estão particularmente envolvidas nas ações de conservação. E o Projeto Onças do Iguaçu está entre eles.
A coordenação do projeto Onças do Iguaçu faz campanha pelo voto de quem reconhece a importância do trabalho desenvolvido em defesa dos felinos no Parque Nacional do Iguaçu. O voto é gratuito. É só clicar no link: https://bit.ly/3U0PSrX . Depois, cadastrar o e-mail e uma razão para votar no projeto (dá para visualizar em português).
Para mais informações referentes ao Projeto Onças do Iguaçu, as pessoas podem acessar o site https://procarnivoros.org.br/projeto/projeto-oncas-do-iguacu/. Por meio do link é possível realizar doações, cadastrar uma empresa parceira e acompanhar o projeto, assim como obter as informações e opções para entrar em contato.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.