Pesquisadora trabalhando em laboratório no Vietnã – Foto: Unesco
A contribuição das mulheres à ciência é destacada pela ONU Mulheres como vital. Elas descobriram medicamentos, assinaram invenções que mudaram o mundo e produziram pesquisas de longo alcance. Mas, em muitos casos, esses avanços são minimizados ou negligenciados.
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015, com o objetivo de dar visibilidade para as mulheres cientistas, quebrar estereótipos e estimular a reflexão e o debate sobre a desigualdade de gênero neste setor. Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no mundo, as mulheres representam menos de 30% dos pesquisadores. No Brasil, o dado é um pouco mais equilibrado e as pesquisadoras já representam 49% do universo científico,
Por muito tempo, as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, conhecidas como Stem, na sigla em inglês, foram marcadas por preconceitos de gênero que excluem mulheres e meninas.
O acesso desigual à educação, tecnologias e posições de liderança afastou inúmeras mentes femininas das carreiras de Stem e impediu o progresso delas.
Mas apesar dos contratempos, algumas fronteiras do conhecimento científico começam a ser ultrapassadas para dar lugar à busca de soluções para desafios globais. Para a ONU Mulheres, o trabalho delas mudou a maneira como o mundo é visto, e por isso mesmo, suas histórias merecem ser contadas e recontadas.
Para valorizar a atuação científica feminina, o mapa “ONDE ESTÃO AS MULHERES DA CIÊNCIA?” apresenta pequenas biografias de grandes mulheres da ciência que, de diversos lugares do mundo, fizeram história. Para acessar as informações guie-se pelos ícones localizados na cidade natal dessas mulheres ou pela legenda localizada no lado direito da tela, e use o mouse para aumentar ou diminuir o zoom. Depois é só clicar nos ícones presentes no mapa para abrir uma biografia e usar a barra de rolagem para ler mais. Aproveite para ver curiosidades escondidas nos links de seus nomes, e explore reportagens, vídeos e artigos sobre essas cientistas. Reconheceu ou se identificou com alguma história? Sentiu falta de alguma grande cientista? Conhece mais curiosidades sobre elas?
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.