A cidade paraguaia é a primeira cidade da região trinacional a ter veículos elétricos na frota do transporte coletivo urbano. De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski O recém-criado Conselho Municipal de Transporte (CMT), de Ciudad del Este, anunciou, para esta segunda-feira (21), a entrada em operação dos ônibus elétricos adquiridos pela prefeitura da capital do […]
De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski O recém-criado Conselho Municipal de Transporte (CMT), de Ciudad del Este, anunciou, para esta segunda-feira (21), a entrada em operação dos ônibus elétricos adquiridos pela prefeitura da capital do Alto Paraná, para utilização na frota do transporte coletivo local. Nas primeiras semanas, não haverá cobrança de passagem.
De acordo com a prefeitura, a circulação terá caráter experimental, para ajuste das rotas e frequências. A princípio, haverá pelo menos um coletivo a cada 30 minutos, com início às 4h e extensão até o período da noite. Uma vez superada a etapa de testes, a intenção é reduzir o intervalo entre os coletivos para 15 minutos nos horários de pico.
As rotas inicialmente anunciadas incluem as seguintes avenidas: – Avenida Perú (km 7 Acaray); – Avenida San Blas (Leste/Oeste); – Avenida Bicentenario (La Blanca); – Avenida Pioneros del Este (Centro); – Avenida Bernardino Caballero (Centro); – Avenida Monseñor Rodríguez (Leste); – Avenida Julio César Riquelme (km 7 Monday).
Das 17h em diante, segundo a prefeitura, os ônibus irão também até o campus da Universidad Nacional del Este (UNE), na região do km 8 Acaray.
Quando implementado, o pagamento da passagem será feito exclusivamente com um cartão eletrônico, operado pela empresa Jaha. A lista de pontos de venda será divulgada em breve pela prefeitura, que organizou, para as 8h (hora paraguaia) de segunda-feira (21), um ato protocolar para explicar à população sobre o funcionamento do sistema.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.