Cinema on-line: documentário mostra os saberes Mbya sobre as abelhas sem ferrão e sua relação com a religiosidade Guarani. O documentário, que estreou em 2019, apresenta a cosmovisão dos Guarani Mbya, da Terra Indígena Jaraguá, localizada em São Paulo, sobre as abelhas indígenas sem ferrão a partir da construção de um meliponário dentro da aldeia. […]
“O Mel do Passado” é codirigido por Thiago Carvalho e Laura Rachid – Imagem: captura da tela
O documentário, que estreou em 2019, apresenta a cosmovisão dos Guarani Mbya, da Terra Indígena Jaraguá, localizada em São Paulo, sobre as abelhas indígenas sem ferrão a partir da construção de um meliponário dentro da aldeia.
O filme é codirigido por Thiago Carvalho e Laura Rachid. Um média metragem com a qualidade de produzir no público vontade de ver, transver e evoluir mais seus conceitos iniciais. Como afirma Laura, a obra não é dela e de Thiago. É, sim, dos Guarani. Tem a identidade dessa cultura.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.