Imagem extraída do vídeo Raízes Profundas, da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – Foto: Reprodução/ Youtube
A Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP lançou no dia 25 de janeiro – data do 467º aniversário da cidade de São Paulo – o seu quarto vídeo, intitulado Raízes Profundas. Nele, a Ocam se apresenta ao lado da Orquestra Mundana Refugi, regida pelo maestro Carlinhos Antunes, que reúne músicos do Brasil e refugiados e imigrantes de países como Irã, Congo, Guiné-Conacri, Síria e Palestina.
O trabalho tem como convidada especial a Orquestra Mundana Refugi, liderada pelo compositor e multi-instrumentista Carlinhos Antunes e que reúne músicos brasileiros e refugiados de várias partes do mundo, como Irã, Congo, Guiné-Conacri, Síria e Palestina. “A troca de valores culturais, a troca de gestos musicais e a experiência do encontro humano alimentam e justificam esse trabalho”, afirma o maestro Gil Jardim, diretor da Ocam. Este é o quarto vídeo que a Ocam produz em meio à pandemia da covid-19, que levou ao distanciamento social.
Jardim — que escreveu os arranjos orquestrais da peça — e Carlinhos Antunes definiram as músicas presentes nesse trabalho: Nandu´s Dance (Mynta), Mungu de Cá (Lokua Kanza/Carlinhos Antunes) e Africanita (Carlinhos Antunes), misturando ritmos africanos, latinos e indianos, entre outros, mostrando o imenso caldeirão cultural que é São Paulo.
DE JORNAL DA USP
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.