21 de novembro de 2024
Anuncie aqui
Sobre
Fale conosco
De Letra
Poesia
Literatura
Tirando de Letra
Livro
Contos e Crônicas
On-Line
Cultura Digital
Cinema
Vitrine
Oportunidade
Rádio
Cultura em Movimento
Música
Artes cênicas
Fotografia
Memória
Guatá
Bem Viver
Vida saudável
Ecologia
Ciência
Universidade
Geral
Fronteiras
Trinacional
Mulher
Movimentos Sociais
Antirracismo
Povos
Assista
PESQUISAR
Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta obra inédita em concerto regido pela maestra Mariana Menezes neste domingo (4)
Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta obra inédita em concerto regido pela maestra Mariana Menezes neste domingo (4)
3 de junho de 2023
Compartilhar
Obra inédita Divertimento Curitiboca será tocada pelo solista Marcelo Oliveira e brinca com a relação entre curitibanos e cariocas em versão de Alceo Bocchin, um dos grandes nomes da música erudita brasileira.
.
.
Chorinho, toada, batuque, maxixe, seresta se mesclam aos clássicos de Wolfgang Mozart, Heitor Villa-Lobos e Giacomo Puccini, em uma apresentação erudita, mas alegre e cheia de significado. A Orquestra Sinfônica do Paraná realiza, neste domingo (04), a partir das 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), o concerto “Árias de Ópera”.
.
O espetáculo será regido pela maestra convidada Mariana Menezes, considerada uma das mais jovens maestras em destaque no cenário musical brasileiro, atuando nas principais orquestras do país, como a Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica Municipal, do Teatro Municipal da capital paulista, com participação da soprano Gabriella Pace, vencedora do Prêmio Carlos Gomes em 2010, e do solista e clarinetista Marcelo Oliveira.
.
O concerto, além de um programa de grandes obras, destaca o protagonismo feminino. “Estar em uma posição de liderança em uma profissão majoritariamente masculina, como a música, faz a gente buscar o máximo da nossa autenticidade e, ao mesmo tempo, o essencial. Um regente precisa também transmitir a energia correta da obra e o ser feminino tem muitas ferramentas para afinar essa sensibilidade, incluindo ser mãe, algo que potencializou essa sensibilidade em mim”, destaca a maestra.
.
.
Partitura inédita
.
Em dos momentos de destaque do concerto, Oliveira oferecerá ao público um solo da obra inédita “Divertimento Curitiboca”, composta por Alceo Bocchino (1918-2013), curitibano, um dos grandes nomes da música erudita no Brasil e maestro emérito da Orquestra Sinfônica do Paraná.
.
A versão, criada em 1995 e nunca tocada por uma orquestra, brinca com o trocadilho sobre as diferenças entre curitibanos e cariocas, e entre o clássico e o popular. “Apaixonado por Brahms, Bocchino buscou na harmonia desse compositor formas de exaltar a música popular brasileira, mesmo antes da Bossa Nova. Uma genialidade feita em referência ao artista alemão”, compartilha o clarinetista, que foi regido por Bocchino.
.
O programa
.
Inicia com obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): “Le nozze de fígaro: abertura” e “Le nozze di fígaro: porgi amor”; segue com Heitor Villa-lobos (1887-1959), em “A menina das nuvens: a despedida da lua”; João Guilherme Ripper (1959), com “Domitila: diga em quantas linhas”; Alceo Bocchino (1918-2013), “Divertimento curitiboca”; Giacomo Puccini (1858-1924), “Madama butterfly: um vel di vedremo”; Giuseppe Verdi (1813-1901), “Otello: Canzon del Salice e Ave maria”; e finaliza com Robert Schumann (1810-1956), “Abertura Manfred, op. 11”.
.
O concerto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanepar, Compagás e Roto & Fermax, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), Palco Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal: Brasil, união e reconstrução.
.
Serviço
.
Apresentação: 04 de junho (domingo), às 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos
Classificação: 7 anos
Ingressos: R$ 20,00 com direito a meia entrada para determinados públicos
Adquira seu ingresso pelo www.deubalada.com ou na bilheteria do teatro
.
Sobre a OSP
– Fundada no ano de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é a primeira e maior orquestra pública mantida pelo Governo Estadual. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, tem uma intensa agenda, tanto na capital, como no interior, a preços acessíveis. Em 38 anos de história, a Orquestra já tocou com mais de 50 maestros e estima-se ter alcançado um milhão de pessoas. Além do repertório clássico de orquestra, já tocou ao lado de grandes estrelas nacionais, como Bibi Ferreira, e locais, como a Banda Blindagem. Desde 2012, traz também os filmes-concertos, apresentações de filmes mudos com a trilha sonora tocada ao vivo pela orquestra. No arquivo musical, possui em torno de mil obras catalogadas de compositores paranaenses, brasileiros e internacionais.
.
Assessoria
Compartilhar
Música
Vitrine
ANTERIOR
Unila: Especialização em Relações Internacionais para professores da educação básica recebe inscrição
PRÓXIMO
Labirinto, poema de Sidney Giovenazzi
Leia mais
Agenda
Música
Lorena Bellenzier apresenta concertos de violão em Foz e Sta Terezinha de Itaipu
20 de novembro de 2024
Ciência
Vitrine
FIciências 2024: estudantes de 3 países apresentam descobertas científicas
18 de novembro de 2024
Cinema
Música
‘Razões Africanas’, sobre as origens do blues, do jongo e da rumba, ganha trailer e data de estreia
16 de novembro de 2024
Últimos posts
Antirracismo
Pesquisa: seis em cada 10 negros ouvidos sofreram discriminação no último ano
20 de novembro de 2024
Antirracismo
Brasil
20 de novembro: Dia da Consciência Negra é feriado nacional pela primeira vez no Brasil
20 de novembro de 2024
Agenda
Música
Lorena Bellenzier apresenta concertos de violão em Foz e Sta Terezinha de Itaipu
20 de novembro de 2024
Agenda
Cinema
Quarta (20), Puerto Iguazú sedia o Festival de Cinema Latino-Americano 3 Margens
20 de novembro de 2024
Antirracismo
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
19 de novembro de 2024
Inclusão
Vida saudável
Caravana de Foz participa do Congresso Paranaense de Síndrome de Down
19 de novembro de 2024
Assine o nosso boletim!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.
INSCREVA-SE AGORA!