O Prêmio Jabuti divulgou nesta terça-feira (25) a lista com os finalistas da edição de 2022. Referência no meio literário nacional e internacional, a 64º edição da honraria trouxe como conceito para este ano uma homenagem ao centenário da Semana da Arte Moderna de 1922, importante movimento cultural de resgate e identificação do povo brasileiro às suas raízes.
Luís Henrique Pellanda com “Na Barriga do Lobo” (na categoria Crônica), e Laurentino Gomes com “Escravidão – Volume II” (na categoria Biografia e Reportagem), são alguns destaques paranaenses em meio a lista de finalistas do prêmio, que bateu o recorde de obras participantes. Ao todo, 4.290 livros foram inscritos, um aumento de 25% em relação à edição de 2021. .
. Na próxima etapa, dia 8 de novembro, serão conhecidos os 5 finalistas e, no dia 24 de novembro, serão anunciados os vencedores do Prêmio Jabuti 2022. Além de voltar a ser um evento com a presença do público, a cerimônia contará com a grandeza do Theatro Municipal de São Paulo, onde também ocorreu a Semana de Arte Moderna de 22.
Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no cenário cultural brasileiro. Patrimônio cultural do País, o Prêmio é responsável por reconhecer e divulgar a literatura, as artes e as ciências feitas no Brasil, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, sempre em diálogo com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.