O livro Os porta-retratos de Solange Ramos Esteves será apresentado ao público em dois importantes momentos: na 21ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, em dois horários na Tenda dos Lançamentos, e no Quixote Espaço Cultural. “Os porta-retratos” é uma narrativa contemporânea sobre fotos que guardamos e histórias que (não) contamos.Clique aqui e […]
O livro Os porta-retratos de Solange Ramos Esteves será apresentado ao público em dois importantes momentos: na 21ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, em dois horários na Tenda dos Lançamentos, e no Quixote Espaço Cultural.
“Os porta-retratos” é uma narrativa contemporânea sobre fotos que guardamos e histórias que (não) contamos.
Solange Esteves (em primeiro plano), que coordena o projeto “O Dizer Feminino”, apresenta seu livro nesta quinta (03), na Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu – Foto: acervo pessoal / Instagram
Em Os porta-retratos, Solange Ramos Esteves constrói um mosaico de histórias e de personagens em diferentes tempos e dimensões. Como um observador atento, o próprio leitor, à medida que avança em sua leitura, descobre segredos silenciados, traumas causados e sofridos e os caminhos encontrados pela terceira geração da trama para transformar o herdado e abrir caminho para a reconciliação e a reparação. Assim, uma nova história pode começar a ser contada.
Solange já atuou como tradutora de francês e redatora para web, é autora da fábula A Toca da Coelha (Cia. Editora Ilimitada) e lidera o projeto O Dizer Feminino no Instagram.
A participação na 21ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu será uma oportunidade especial de apresentar Os porta-retratos ao público da cidade, em um espaço dedicado ao encontro entre livros, autores e leitores.
“Estou muito feliz com a oportunidade de participar da Feira e ficarei especialmente contente em receber quem vier à Tenda dos Lançamentos. Espero que a gente possa conversar, trocar histórias e, quem sabe, Os porta-retratos encontre novos leitores por lá.”
Solange estará na Tenda dos Lançamentos em dois momentos da programação:
Quinta-feira, 3 de setembro, das 16h às 17h Domingo, 6 de setembro, das 17h às 18h
O Quixote Expaço Cultural
Para o lançamento no Quixote (, o público está mais do que convidado a trazer fotos e/ou porta-retratos de sua escolha. Eles farão parte do ambiente em que Os porta-retratos será lançado. Quem quiser poderá compartilhar com os demais a história ou a lembrança que a imagem escolhida evoca.
Ao final, algumas passagens do livro também entrarão na conversa, e este será o ponto de encontro de muitas histórias!
Serviço 21ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu Tenda dos Lançamentos 03 de setembro — das 16h às 17h 06 de setembro — das 17h às 18h
Quixote Espaço Cultural 12 de setembro de 2026 — a partir das 19h Rua Rio de Janeiro, 877 — Maracanã Entrada gratuita Informações: (45) 98417-7248 Instagram: @odizerfeminino
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.