O Teatro Barracão está com inscrições abertas para os cursos de arte e cultura nas linguagens de balé, capoeira, jazz, hip-hop (street dance) e teatro. A formação é coordenada pelas associações Centro de Cultura Popular e Casa do Teatro.
Os cursos atendem públicos de diferentes faixas etárias, entre crianças, jovens e adultos. O programa tem duração de um ano, com prolongamento conforme o avanço de nível dos participantes. As oficinas estão distribuídas em vários horários e dias da semana.
Ao final dos ciclos, os alunos de cada linguagem artística e cultural participam de montagens coletivas e individuais e apresentam os espetáculos em um grande evento denominado Mostra da Cidadania. O encontro é aberto para os familiares dos participantes e para a comunidade de modo geral.
Os professores são arte-educadores e artistas com atuação em coletivos iguaçuenses; eles também possuem experiência na realização de oficinas formativas. O processo metodológico é interativo e dinâmico, abordando conceitos teóricos e exercícios práticos.
“A ideia é oferecer formação e também inserir os participantes das oficinas na vida cultural da cidade, por meio da participação e de apresentações em eventos culturais promovidos pela comunidade”, destaca Valentina Rocha, uma das coordenadoras do projeto.
Inglês acessível – Para 2019, outra novidade no Teatro Barracão é o curso de inglês acessível para a comunidade. A instrução em idioma estrangeiro utiliza o método Cambridge, que valoriza a conversação e a escrita.
Inscrições – As inscrições para as oficinas mantidas no Teatro Barracão podem ser feitas de segunda-feira a quinta-feira, no horário das 14h30 às 19h, na secretaria do teatro. O equipamento cultural está localizado na Avenida República Argentina, 4.231, na Praça da Bíblia. Os telefones para informações são (45) 3901-3206 e 3525-2983.
.Espaço cultural comunitário
Além do projeto permanente de formação, o Teatro Barracão recebe produções artísticas e culturais de realizadores da comunidade. O espaço ainda abriga ensaios e atividades regulares de coletivos como o Maracatu Alvorada Nova, a companhia de street dance Siox Crew e a Capoeira Muzenza.
___________________Paulo Bogler / H2Foz
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.