– Filhota de onça é a atração no seu primeiro dia livre no recinto do Refúgio de Itaipu. Integração ao novo ambiente é bom sinal: local oferece melhores condições para o desenvolvimento da oncinha, a nova estrela da unidade de conservação – Ela nasceu mesmo para brilhar. A oncinha deu show no primeiro dia de […]
Ela nasceu mesmo para brilhar. A oncinha deu show no primeiro dia de liberdade dentro do recinto da família de onças no Refúgio Biológico Bela Vista, onde foi solta na tarde desta segunda-feira (10). Em menos de uma hora e meia, a filhote de onça-pintada (Panthera onca) interagiu com a mamãe Nena – brincou, rolou no mato, subiu nas árvores. E, pra completar o espetáculo, nadou. A partir desta terça-feira (11), ela será a nova estrela do Refúgio. Até o fim desta semana, a oncinha poderá ser vista no recinto instalado no corredor turístico, sempre acompanhada da mãe. Se der sorte, o visitante deverá assistir a outros espetáculos da pequenina. A contar pela desenvoltura desta segunda-feira, é provável que o show se repita. A filhote não se acanhou diante da plateia, formada pela imprensa, empregados do Refúgio e turistas das visitas institucionais, e também não se incomodou com a chuva do meio da tarde. Ao contrário. Ficou ainda mais à vontade. A soltura também foi acompanhada pela diretoria de Itaipu. “Os cuidados que Itaipu tem com a natureza e com a preservação estão refletidos boa parte neste momento”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna. “A ideia é prosseguir com o programa de reprodução. Itaipu é muito mais que uma geradora de energia elétrica e, em breve, vamos anunciar um concurso para o nome dela”. O lançamento deve ser anunciado no aniversário de seis meses da onça.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.