Marca foi certificada no dia 17. Tendo como pano de fundo o lindo pôr do sol às margens do Rio Paraguai, mais de 500 mulheres alcançaram o recorde, usando 2 mil garrafas na cabeça e demonstrando todas as suas habilidades na dança folclórica. De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Reconhecida como uma das manifestações culturais […]
De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski Reconhecida como uma das manifestações culturais mais originais do Paraguai, a Dança da Garrafa, na qual dançarinas com trajes típicos equilibram garrafas sobre a cabeça, estará na próxima edição do Guinness Book of Records, que compila façanhas nas diferentes partes do globo.
No domingo (17), com a presença de auditores da publicação internacional, mais de 500 dançarinas estiveram em Assunção para participar de uma demonstração do baile típico, cada qual equilibrando quatro garrafas. A atividade entrará para o Guinness com o título de “Maior Dança Paraguaia da Garrafa Realizada por Mulheres”.
A participação de tantas bailarinas tem uma explicação: no fim de semana, Assunção foi sede da 1.ª Jornada Nacional das Botelleras (no termo original em castelhano), que reuniu praticantes da dança provenientes do interior e até de fora do país.
Organizadoras do evento posam com o certificado emitido pelo Guinness. Foto: Gentileza/Prefeitura de Assunção
Nos últimos anos, outras duas marcas paraguaias foram inscritas no livro dos recordes: o “Churrasquinho Mais Longo do Mundo”, com 250 metros de churrasqueiras em fila, no dia 30 de julho, em Assunção, e a “Maior Roda de Tererê do Mundo”, formada em 2017 pelos apreciadores da bebida.
Além de atingir o recorde, o evento das bailarinas paraguaias foi declarado de “Interesse Cultural” pela Secretaria Nacional de Cultura (SNC); “Interesse Turístico” pela Secretaria Nacional de Turismo (Senatur); de “Interesse Municipal de Assunção”, pela Prefeitura de Assunção.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.