Desde 2015, o Paraguai celebra o Dia Nacional da Chipa na segunda sexta-feira do mês de agosto, data declarada por decreto presidencial em 2014 e que também a proclama como alimento nacional.
A vem tomando maior importância a cada ano, com a tradicionalíssima comida seja festejada no Paraguai e, por extensão, no mundo todo pelos que aprenderam a apreciá-la. Sua elaboração e comércio também ajudam muitas famílias paraguaias a conseguir sustento em Assunção, nas ruas da fronteira ou no Japão.
Não foi à toa que a banda paraguaia Versión Palma Loma Blues, quando participou do Blues & Jazz Festival, em 2019, na cidade de Bonito, MS, fez sucesso a música “Chipero’s Blues”. O blues, escrito e composto em idioma guarani é uma divertida homenagem à chipa paraguaia e a seus vendedores ambulantes.
A chipa e sua receita original é a prova de que a cultura se move, se adapta e, ao mesmo tempo, se mantém. Hoje, mais de 70 variações de ingredientes secundários, forma de fazer e de apresentação já foram contadas pelos que registram a trajetória da bem-vinda chipa. Apesar de tudo, o que não pode faltar nela é a dupla polvilho (almidón) e queijo. Este último, de preferência, é claro, “queso Paraguay”, que tem uma consistência muito peculiar e derrete enquanto perfuma.
Há muitos truques e segredos de família para se produzir uma boa chipa. A certeza é de que o sucesso está sempre mais perto de uma fórmula que inclua temperatura apropriada, ingredientes mais orgânicos possíveis, mãos habilidosas e sabedoria ancestral. Por isso, perdoem mais detalhes do que a receita básica que segue abaixo. Para compensar, saibam que nosso compromisso é o de torcer para que a primeira tentativa tenha em seu resultado chipas crocantes por fora, molinhas por dentro, perfumadas e saborosas.
Chipa Paraguaia / Chipá
Ingredientes:
Polvilho (Fécula de mandioca) – 500 gramas
Queijo ralado (use o “Paraguay” ou substitua por um semiduro – 500 gr
Manteiga – 100 gramas (substituível por banha de porco, óleo. Não recomendamos margarina, apesar de ser possível fazer algo parecido da chipa com ela)
Sal – uma colher de café (observe se o queijo não é muito salgado)
2 ovos
Leite – 100 ml
Preparo:
Misture o polvilho, o queijo ralado e a manteiga. Agregue os ovos, o leite e o sal. Misture bem até tudo se transformar em uma massa homogênea. Agora é uma questão de moldar as chipas. Você pode abrir a massa e cortar em losangos ou quadrados. Mas o melhor mesmo é moldar roscas ou pequenas bolas. Levar ao forno na temperatura média de 180 graus por 15 minutos ou até que os biscoitos estejam dourados.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.