A memória de um período importante da história de um dos países vizinhos está sendo preservada. O Paraguai restaura a Missão Jesuítica de Trinidad. A Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) do país deu início às obras de restauração dos Arcos 19, da Casa dos Indígenas, e 10 da Missão da Santísima Trinidad del Paraná. As informações são da agência oficial IP.
Situada perto da cidade de Encarnación, a cerca de 300 km da fronteira trinacional, esta foi uma das últimas reduções a serem construídas na área do rio Paraná. Foi originalmente construída em 1706.
A realização das obras ocorre através de um convênio entre a Senatur e a Câmara Paraguaia de Missões Jesuítas – Rota Jesuíta. Além disso, essa obra atende aos compromissos assumidos pelo Paraguai perante a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Esse compromisso garante a conservação do conjunto, que é considerado patrimônio mundial.
As tarefas são realizadas com o apoio técnico e protocolo aprovado pela Secretaria Nacional da Cultura (SNC). E se iniciaram com o estudo do solo. Além desse estudo, há a avaliação da arqueologia preventiva, o desmantelamento dos elementos de pedra que constituem o arco. E ainda o registo gráfico prévio e fotográfica de sua localização dentro da estrutura do arco de pedra.
As obras são executadas por construtoras, sob o estrito protocolo de prevenção do Covid-19, e terão duração de três meses. Porém, isso não afetará as visitas diárias, de segunda a domingo das 7h às 19h, informou a pasta de Turismo.
Leia mais sobre patrimônio paraguaio.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.