Lançamento de cartilha e mapa dos povos originários do Paraná celebra o Abril Indígena e a 5ª Semana Ângelo Kretã. Celebrando este Abril Indígena e a 5ª Semana Ângelo Kretã (Lei Estadual 20.359/2020), o Deputado Estadual Goura Nataraj e sua equipe apresentaram uma nova edição da cartilha e do mapa dos povos originários do Paraná. São materiais informativos elaborados a partir de […]
Celebrando este Abril Indígena e a 5ª Semana Ângelo Kretã (Lei Estadual 20.359/2020), o Deputado Estadual Goura Nataraj e sua equipe apresentaram uma nova edição da cartilha e do mapa dos povos originários do Paraná. São materiais informativos elaborados a partir de pesquisa com ilustrações do artista Gustavo Caboco Wapichana e consultoria técnica da FUNAI. O mapa seguiu dados do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG).
O material original foi lançado em 2009 e de lá pra cá já foram impressas mais de 10 mil cópias. A intenção com o material revisado é a distribuição nas 2100 escolas da rede estadual do Paraná. Você pode também retirar o seu exemplar nos endereços abaixo, ou baixar o mapa e a cartilha clicando aqui.
O relançamento também marca a 5ª Semana Ângelo Kretã de luta pelos povos indígenas, que homenageia o primeiro vereador indígena eleito no Brasil, no sudeste do Paraná, em plena ditadura militar.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.