Evento vai valorizar o papel da coruja – Foto: Divulgação Parque das Aves.
Um evento para celebrar o Dia Internacional da Conscientização sobre as Corujas será realizado neste domingo, 4, no Parque das Aves. As atividades ocorrerão das 9h às 16h, e os visitantes terão oportunidade de conhecer mais sobre as fascinantes aves noturnas que são as corujas.
A proposta do evento é sensibilizar as pessoas que passam pelas trilhas e tratar das habilidades únicas das corujas, desmitificando crenças culturais que muitas vezes retratam negativamente as aves, explica a supervisora pedagógica da área de educação para conservação do Parque das Aves, Gabriela Possato.
Segundo ela, as corujas são animais adaptados à vida noturna que têm uma excelente visão no escuro e audição aguçada para detectar presas a longas distâncias.
No domingo, os visitantes terão a oportunidade de interagir com os educadores do Parque das Aves. Eles irão repassar informações sobre as características físicas das corujas, adaptações à vida noturna, espécies que habitam a Mata Atlântica, principais ameaças que os animais enfrentam e outras curiosidades.
Atividade será neste domingo, 4 – Foto: Divulgação Parque das Aves
“Queremos que nossos visitantes saiam daqui não só mais informados sobre as corujas, mas também mais conscientes de como podem ajudar a proteger esses animais com um papel ecológico tão importante na natureza”, frisa Gabriela.
Muitas espécies de corujas enfrentam ameaças significativas devido à perda de seu ambiente natural e às mudanças climáticas. Essas aves também são ameaçadas pelas crendices e superstições. Isso ocorre porque comunidades de áreas rurais e urbanas são influenciadas por lendas e tradições folclóricas que associam as corujas a sinais de azar, morte ou mau agouro.
“O comportamento, a aparência, a vocalização e as incríveis habilidades de caça e voo das corujas fazem as pessoas associarem elas com má sorte. Dessa forma, muitas espécies são agredidas ou até mesmo extintas em função do medo e do preconceito”, coloca Gabriela.
Em razão de tal situação, o Parque das Aves recebe frequentemente corujas que são vítimas de agressões. Gabriela ressalta que é importante intensificar esforços de conservação para proteger as aves, garantido que elas continuem a desempenhar papel vital nos ecossistemas.
As corujas, por exemplo, contribuem significativamente com o controle de populações de roedores, répteis e outras aves menores.
Centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, o Parque das Aves é o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas e neste ano está completando três décadas. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio da visita, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na loja de suvenires.
Serviço: Evento: Dia Internacional da Conscientização sobre as Corujas
Data: 4 de agosto de 2024 Horário: das 9h às 16h
Local: Parque das Aves, próximo da entrada das Cataratas do Iguaçu
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.