.
O funcionamento da nova lei foi regulamentada por decreto – foto: Divulgação/Visac
. A partir desta quarta-feira (5 de julho), já está valendo a gratuidade para os estudantes nos ônibus urbanos de Foz do Iguaçu. O funcionamento da nova lei, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, foi regulamentada por decreto, publicado no Diário Oficial do Município. .
. O Cartão Estudante se destina a alunos matriculados em cursos presenciais das instituições de ensino de Foz do Iguaçu, públicas e privadas, abrangendo: ensino fundamental (regular e EJA, a Educação de Jovens e Adultos); ensino médio (regular e EJA); cursos de educação profissional técnica de nível médio; cursos regulares de educação profissional; cursos de graduação e pós-graduação; formação de docentes da educação infantil; e preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pré-vestibular ministrado por instituição de ensino (comprovação de renda familiar de até três salários mínimos).
. O Cartão Estudante se destina a alunos matriculados em cursos presenciais das instituições de ensino de Foz do Iguaçu, públicas e privadas, abrangendo:
ensino fundamental (regular e EJA, a Educação de Jovens e Adultos); ensino médio (regular e EJA); cursos de educação profissional técnica de nível médio; cursos regulares de educação profissional; cursos de graduação e pós-graduação; formação de docentes da educação infantil; e preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pré-vestibular ministrado por instituição de ensino (comprovação de renda familiar de até três salários mínimos).
. Conforme a norma em vigor, cada estudante poderá utilizar quatro passagens gratuitas diárias, nos sete dias da semana, incluindo fins de semana, feriados e períodos de férias e recessos escolares. “A utilização do benefício da gratuidade se estende ao deslocamento casa/escola, atividades extracurriculares, bem como ao acesso a cultura, lazer e esporte”, diz o decreto. . Os créditos remanescentes nos cartões dos estudantes não serão reembolsados, conforme a prefeitura. “O estudante poderá optar em não atualizar o cartão e continuar utilizando os créditos restantes ou optar pelo benefício da gratuidade, onde os saldos anteriores perderão a validade após a habilitação para o cartão gratuito”, consta da regulamentação. .
Cadastro e regravação dos cartões
. O Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans) está solicitando a todos os estudantes que já possuem o Cartão Estudante para enviarem a declaração de matrícula atualizada emitida por instituição de ensino para a liberação do passe livre. O documento deve ser remetido para o e-mail: unicoestudante@gmail.com, ou via WhatsApp: (45) 2105-9874. . Para a implementação da gratuidade, reforça a autarquia, será realizada a atualização cadastral e a regravação de todos os cartões de estudantes. “Enviando a declaração com pelo menos um dia de antecedência, o aluno só precisará comparecer à Central de Bilhetagem para regravar o cartão, agilizando o processo de liberação do benefício”, explica. .
O estudante interessado em emitir o cartão precisa comparecer à Central de Bilhetagem, pois é necessária a obtenção de fotografia do beneficiário para identificação. São pedidos os seguintes documentos do titular, todos atualizados:
declaração de matrícula; comprovante de residência; RG (documento de identidade); e CPF. Endereço
A Central de Bilhetagem fica ao lado do Terminal de Transporte Urbano (TTU), na Rua Mem de Sá, 449, no centro.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.