Também estão confirmadas as participações de Estrela Leminski, filha do artista, e Paulinho Boca de Cantor – Divulgação/Festival
É inegável o legado de Paulo Leminski para a cultura e a literatura brasileira. Poeta, escritor, compositor, músico, jornalista, crítico literário e publicitário, o artista curitibano sempre atuou como uma voz influente na cena artística, ultrapassando os limites geográficos da cidade e conquistando espaço no âmbito nacional e até internacional.
O Festival Paulo Leminski 80 Anos contará com manifestações artísticas de diversos gêneros, como feira literária, recitais de poesia e slam, performances artísticas e apresentações musicais de artistas que tiveram influência do curitibano em suas obras.
As atrações completas do line-up serão divulgadas nos próximos dias nas redes sociais oficiais do evento, porém alguns grandes nomes já estão confirmados, como Arnaldo Antunes, Paulinho Boca de Cantor, Zeca Baleiro e Estrela Leminski, com o show Leminskanções.
Arnaldo Antunes, considerado um dos principais compositores da música brasileira sempre foi um grande admirador de Leminski. O músico, e também poeta, já deu voz a alguns dos poemas do artista curitibano, como é o caso da faixa “Luzes”, além de ter participado do livro A Linha que Nunca Termina: Pensando Leminski, que reuniu 43 autores com a proposta de revisitar a obra do escritor paranaense com múltiplas abordagens, por meio de poemas, ensaios, depoimentos, análises, entre outros.
No Festival Paulo Leminski 80 anos, Arnaldo Antunes promete uma apresentação que contempla poemas e hits de seus mais de 40 anos de carreira, como Pulso, Alma, Beija Eu, Velha Infância, Comida, entre outros.
Um dos fundadores do grupo de MPB Novos Baianos, Paulinho Boca de Cantor, cujo álbum Acabou chorare foi considerado como o melhor disco feito no Brasil em todos os tempos, pela revista Rolling Stone, em 2007, trará para a Pedreira Paulo Leminski a emoção em forma de música para poder homenagear um dos ícones da escrita.
O cantor e compositor Zeca Baleiro também é outro admirador das obras de Leminski, já tendo musicado o poema Reza, do curitibano. Com 26 anos de carreira, 15 discos de estúdio lançados e um Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (2021), o artista maranhense é conhecido por sucessos como Telegrama, Ai Que Saudade d’Ocê, Lenha, entre outros, e, no festival, fará uma participação especial no show Leminskanções, de Estrela Leminski.
A cantora, compositora e filha de Paulo Leminski apresenta um show em homenagem ao pai, marcando os 10 anos do lançamento do álbum Leminskanções, que conta com uma rica seleção das composições de Leminski, com faixas como Desilusão, Filho de Santa Maria, Ogum, entre outros.
“Esse é um festival único, preparado especial para celebrar os 80 anos de história do meu pai. É uma grande honra poder apresentar um show tão significativo no mesmo palco de artistas que foram influenciados por suas obras e também em um lugar que leva o seu nome. Será um festival que celebra a vida”, comenta Estrela Leminski.
O line-up completo será divulgado por meio das redes sociais oficiais do festival, no perfil do Instagram @pauloleminskioficial, assim como pelo site oficial. O Festival Paulo Leminski é uma iniciativa do Instituto Paulo Leminski, tem o patrocínio da Itaipu Binacional e o apoio cultural do Sesc/PR.
Data: 24 de agosto Local: Pedreira Paulo Leminski Horário: a partir das 15h Ingressos: a partir de R$30 (lote promocional) pelo Shotgun
Rede social: @pauloleminskioficial Site oficial: www.pauloleminski.com.br
Fonte: BdF Paraná
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.