A atriz norte-americana Elisabeth Moss, durante cena do filme “O Homem Invisível”, utilizada para conscientizar sobre violência física contra a mulher. (Foto: Reprodução)
A agência de comunicação F.biz criou para o Instituto Maria da Penha o “180Play”, uma plataforma gratuita de streaming que reúne cenas de filmes, séries e novelas para conscientizar sobre as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres. A iniciativa tem o apoio institucional da ONU Mulheres Brasil.
O lançamento da plataforma ocorreu no aniversário de 14 anos da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006). Considerada pela ONU uma das mais avançadas no mundo na defesa dos direitos das mulheres, a lei vai além da responsabilização dos agressores e traz em seu texto outros dispositivos, como a definição dos cinco tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e sexual.
Seja na vida real ou na ficção, milhares de pessoas presenciam atos de violência doméstica todos os dias, mas nem sempre conseguem identificá-los. Apesar de saberem da existência da lei, 68% das mulheres alegam conhecê-la pouco e 11% delas afirmam não conhecer nada.
“O consumo dos conteúdos das plataformas de streaming já vinha crescendo, e o isolamento social fez com que isso se potencializasse. Hackear esse comportamento para dar visibilidade à violência, que nem sempre é visível, foi o ponto de partida deste trabalho. Afinal, quanto mais pessoas souberem identificar essas agressões, maiores são as chances de denúncias”, afirma o co-CEO da F.biz, Fernand Alphen.
Para a cofundadora e superintendente-geral do Instituto Maria da Penha, Conceição de Maria, a informação é uma grande aliada na prevenção e combate à violência doméstica, além de ajudar a desnaturalizá-la.
Por isso, segundo ela, é fundamental ampliar o acesso à Lei Maria da Penha, principalmente nesse contexto de isolamento social, em que o número de casos aumentou de maneira significativa.
Reconhecer que está em uma situação de violência é um passo importante para a mulher buscar ajuda e quebrar o ciclo da violência, lembrou a ONU Mulheres. Depois de acessar as informações sobre o assunto, o usuário ou a usuária da plataforma pode realizar denúncias dentro do próprio ambiente do site: basta apertar um botão e ligar para o número 180.
“A violência contra as mulheres e meninas é uma grave violação dos direitos humanos das mulheres e nos chama a inovar para exemplificar as suas distintas formas de manifestação e enfrentamento. As artes — e aqui, especificamente, o audiovisual — são uma importante ferramenta para promover a sensibilização e engajamento de um público mais abrangente sobre o tema e ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e seus respectivos mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar”, disse Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil.
Durante o desenvolvimento da plataforma, foram tomados todos os cuidados necessários para garantir os direitos autorais e de personalidade, incluindo também a classificação indicativa dos conteúdos. As cenas extraídas e utilizadas no 180Play não representam opiniões ou ações dos criadores, atores ou pessoas nelas retratadas, bem como não relaciona esses conteúdos a qualquer tipo de apologia à violência.
Telefones importantes · Para denúncias: Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher · Para emergências: Disque 190 – Polícia Militar Link do 180Play: www.180play.com.br
Sobre o Instituto Maria da Penha – Fundado em 2009, o Instituto Maria da Penha (IMP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos. A sua missão é enfrentar, por meio de mecanismos de conscientização e empoderamento, a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Assim, o IMP estimula e contribui para a aplicação integral da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), bem como monitora a implementação e o desenvolvimento de políticas públicas, além de promover ações para construir uma sociedade mais justa, livre de discriminação e violência. Mais informações em: www.institutomariadapenha.org.br
A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada a promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Como defensora mundial para mulheres e meninas, foi estabelecida para acelerar o progresso em favor da melhoria das condições de vida e responder às necessidades de mulheres e meninas no mundo.
A ONU Mulheres apoia os Estados-membros das Nações Unidas no estabelecimento de normas internacionais para alcançar a igualdade de gênero e trabalha com os governos e a sociedade civil na criação de leis, políticas, programas e serviços necessários para implementar tais normas.
Também apoia a participação igualitária de mulheres em todos os aspectos da vida, principalmente em cinco áreas prioritárias: liderança e participação política das mulheres; empoderamento econômico das mulheres; fim da violência contra mulheres e meninas; a participação das mulheres em todos os processos de paz, segurança e emergências humanitárias; e a incorporação da igualdade de gênero como elemento central de governança e planejamento para o desenvolvimento.
A organização coordena e promove o trabalho do Sistema das Nações Unidas para alcançar a igualdade de gênero.
A F.biz é nasceu em julho de 1999 e logo se colocou entre as principais agências digitais independentes do Brasil. Em 2011, passou a fazer parte do WPP Group, o maior grupo de comunicação do mundo.
A agência possui uma visão agnóstica de distribuição de conteúdos (mídia) e um foco que conjuga análise de dados e criatividade. Jeep, Rico, Samsung e várias marcas da Unilever são alguns de seus clientes.
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