São 135 títulos, oriundos de todos os estados e do Distrito Federal. O acesso é gratuito e disponibilizado a partir de um cadastro possível para maiores de 18 anos. A iniciativa da plataforma de streaming e curadoria é do Itaú Cultural.
O catálogo inclui curtas e longas-metragens, entre filmes de animação, documentários e ficcionais, para adultos e crianças. Há também produções experimentais, entrevistas e palestras.
A plataforma dá visibilidade a produções históricas e faz homenagens às filmografias de Glauber Rocha e Luiz Carlos Barreto. Do primeiro cineasta, foram escolhidas produções de 1959 a 1985, incluindo títulos consagrados como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Terra em Transe”.
Já de Luiz Carlos Barreto é possível conferir trabalhos relacionadas ao futebol, dirigidos ou produzidos por ele, como “Isto é Pelé” e “Garrincha, Alegria do Povo”.
Garrincha, Alegria do Povo – Documentário de 1962 com produção de Luiz Carlos Barreto e direção de Joaquim Pedro de Andrade – Crédito: Reprodução/ Divulgação Itaú Cultural Play
Do cinema contemporâneo é possível encontrar filmes premiados em festivais, longas independentes, produções universitárias e mostras temáticas – além de obras mais recentes e de autoria negra e indígena.
Documentário “As Hiper Mulheres”, de Leonardo Sette, Carlos Fausto e Takumã Kuikuro – Crédito: Reprodução/ Divulgação Itaú Cultural Play
Um dos diferenciais da plataforma é a exibição de produção audiovisual realizada por instituições culturais de todo o Brasil. O Itaú Cultual Play estreia com 30 parceiros, entre eles Instituto Moreira Salles, Canal Futura, Sesc, São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.